Lágrimas E Alegria

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam “Herança da Terra”: Diz-se, “de acordo com a minha tristeza é a minha recompensa”. Isso significa que a recompensa é medida pela quantidade de tristeza. Dores e esforços são necessários apenas para encontrar o vaso que vai receber uma boa recompensa. E quanto mais humano for o sofrimento da pessoa no trabalho espiritual, maior é o seu vaso, que está pronto para finalmente obter a recompensa máxima. Nós medimos tudo de acordo com o vaso, o desejo. A Luz está em repouso absoluto, e tudo depende dos vasos, de como nós os desenvolvemos. E os vasos são a essência do sofrimento.

No entanto, na espiritualidade este sofrimento torna-se doce e é chamado de “dores de amor”. Lá, a dor da falta pode ser combinada com o prazer, e eles não se neutralizam como em nosso mundo. Aqui, depois de alguns goles, eu não estou mais com sede, e cada vez, depois de ter recebido algo, fico saciado. É diferente na espiritualidade, uma vez que tanto a necessidade quanto o prazer são destinados à doação. Eles se apoiam e aumentam um ao outro.

Acontece que eu sempre sinto falta e prazer, mas não como opostos, e eu constantemente prospero, desenvolvo-me neles. Juntos, eles se tornam uma sensação de vida eterna para mim. É para onde estamos indo. Você percebe que esse conhecimento só pode vir de cima. A própria pessoa não tem oportunidade de compreender pelo menos a sua “ponta”. Não importa o quanto os filósofos e pensadores têm tentado descobrir as antigas perguntas, isso é impossível. Afinal, as respostas não são inerentes à nossa atual natureza egoísta.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/10/13, Escritos do Baal HaSulam