Pois Um Homem Justo Cairá Sete Vezes, E Se Levantará Novamente

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Mishpatim), 22:20: Quem oferecer sacrifício aos deuses, e não unicamente ao Senhor, será destruído.

Sacrifício, Korban (decorrente da raiz hebraica “aproximar-se”), significa que eu sacrifico meu ego para me elevar acima dele. Se eu fizer isso para alcançar o atributo de doação, isso me ajuda a avançar. Se for o contrário e eu fizer isso para receber, é chamado de paganismo e por isso é proibido.

Pergunta: Por que eu me comporto dessa forma, se é proibido?

Resposta: Você faz isso porque com isso recebe prazer egoísta. Uma pessoa pode tropeçar e fazer algo errado em todos os níveis, uma vez que tem que ser o seu livre arbítrio. Tropeçar significa que ela só tropeça, mas não cai. Isto significa que a queda é relativa: eu sou jogado do nível que estou para que possa aprender e subir ainda mais, ou de modo que eu caia como resultado do meu próprio ato. Esta é uma queda intencional.

Diz-se: “Pois um homem justo cairá sete vezes, e se levantará novamente” (Provérbios 24:16). Quando uma pessoa avança persistentemente, ela é chamada de justo. Ela vai continuar caindo e levantando, descendo e subindo, já que recebe uma rasteira de propósito para que aprenda a avançar. Se ela prepara a queda com antecedência, por si mesma, ela não pode avançar.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/05/13