O Homem Que Abriu Caminho Para A Libertação

Dr. Michael LaitmanRecentemente, nós celebramos o dia em memória do Baal HaSulam, nosso grande professor, que nos nossos dias trouxe a Luz de Cima para toda a humanidade. Ele revelou a sabedoria da Cabalá para a nossa geração para que pudéssemos usá-la, e com sua ajuda subíssemos do nível animal para o nível humano, para saber como realizar todas as ações e alcançar a abertura dos nossos olhos. Esta é a única forma, sem sabê-lo, que nós podemos ver onde realmente estamos.

Baal HaSulam foi um grande homem, de tal forma que sequer somos capazes de apreciar corretamente e agradecê-lo pelo que ele fez. Nós somos gratos a ele pela nossa vida espiritual da mesma forma que estamos em débito com nossa mãe e nosso pai pela vida do corpo animal. Só que não é na vida material, mas na vida espiritual que nós alcançamos a eternidade e perfeição, os mundos superiores, o estado que agora não podemos sequer imaginar direito.

Baal HaSulam trabalhou muito duro para isso. Ele escrevia por tanto tempo, trabalhando dezenas de horas sem pausas, que suas mãos ficavam dormentes, e era preciso abrir seus dedos para soltar a caneta. Ele se dava uma pausa de 2,5 a 3 horas de sono por noite e meia hora na parte da tarde, a fim de manter o foco, e o resto do tempo ele trabalhava. Foi assim ao longo de sua vida.

Durante a guerra, ele estava disposto a sacrificar toda a sua realização e pediu ao Criador para rebaixá-lo de seu grau espiritual só para poder de alguma forma ajudar as pessoas infelizes que sofrem neste mundo e sequer percebem por quê. E o Criador ouviu seu pedido e ajudou-o a fazê-lo. Mesmo Moisés não poderia receber isso do Criador, quando Ele lhe pediu para torná-lo responsável pelo seu povo e desviar o castigo deles.

Baal HaSulam estava num grau tão elevado que o Criador lhe disse: “Eu não tenho ninguém mais perto do que você em toda a humanidade”. Ele foi um verdadeiro gigante. Vamos esperar que sejamos capazes de apreciar a sua altura, o seu valor. Por um lado, ele estava conectado ao Criador, e por outro lado, podia descer a cada pessoa para sentir de que forma precisava transmitir explicações a ela. Ele era capaz de escrever tão delicadamente para não ofender nenhum religioso ou secular e aproximá-los o máximo possível.

Seu legado foi passado às nossas mãos. Nós recebemos todas essas ferramentas por meio do Rabash, que adaptou este método para realização no grupo. Ao longo dos anos de estudo e trabalho, nós começamos a entender o que está escrito nestas obras, para implementá-lo, para aproximar todos os outros grupos, e com isso apreciar cada vez mais a enorme contribuição feita por Baal HaSulam. Ele foi o primeiro dos Cabalistas que revelou a fase da libertação.

Da Conversa durante a Refeição em Memória de Baal HaSulam 15/09/13