O Futuro Está Na Integração Com A Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se todos nós formamos um sistema, como pode o ser humano, sendo sua parte inseparável, cometer erros e violar suas leis?

Resposta: O fato é que a pessoa está agora conectada a ele como um bebê. Adultos cuidam dela e lhe dão um grau um pouco maior para que ela possa começar a se integrar nele, evoluir, se conectar e ver o quanto pode combiná-lo, o quanto de benefício ou prejuízo ela traz.

Só em nosso tempo é que esses mecanismos finalmente se manifestam: nós estamos prejudicando o mundo e ele responde de tal forma que a nossa própria existência está ameaçada. Hoje, os riscos ambientais são tais que a humanidade, com toda a sua história, pode desaparecer da face da Terra a qual não pode mais suportar isso. Nós mesmos provocamos a extinção de espécies vegetais e animais e, de repente, nos encontramos na mesma lista. Além disso, uma guerra global é suficiente para acabar com a civilização, mesmo antes que a ecologia possa fazê-lo.

A conclusão é que, se não aprendemos com a natureza (ou seja, com o regime geral) a correta integração nela, nós entramos em conflito com ela e chegamos a um fim desagradável.

Pergunta: O problema é que se uma pessoa fica cara a cara com um sistema firme que é mais forte do que ela, então, em algum ponto, ela levanta os braços e diz: “Venha o que vier…”.

Resposta: É isso mesmo. Hoje em dia uma pessoa se sente impotente e não sabe o que fazer. Ela não sabe por que é incapaz de compreender o mundo, de senti-lo corretamente, de tomar a decisão certa, e mais importante, percebê-lo corretamente.

É por isso que os Cabalistas (sábios) vêm ao nosso mundo. Eles também fazem parte do sistema geral. Aparentemente, não importa quantos deles surgem, o mundo não precisa de mais. Afinal, as pessoas ainda precisam receber livre arbítrio para garantir a realização do mal; elas devem ser trazidas à sua própria decisão de se juntar aos sábios ou não.

Acontece que o mundo tem uma chance, também proporcionada pelo sistema. Esta oportunidade somos nós a organização mundial Bnei Baruch. No quadro que nos foi dado, nós somos obrigados a agir, sem poupar esforços, para que todos no mundo saibam do que depende o seu bom futuro.

Um “bom futuro” é a correta inclusão no sistema da natureza. Se não violarmos as leis, as condições estabelecidas por ele, vamos ficar bem. Se eu julgo o bem-estar com base no meu egoísmo, eu me comporto como uma pequena criança que não quer ouvir os adultos.

De qualquer forma, estando no sistema geral, eu não posso escolher suas leis de acordo com o meu gosto. Ou eu sou contra a natureza e impotente sigo o caminho do sofrimento, ou estudo as leis da natureza a fim de me associar com ela e seguir em frente com o bom caminho, extraindo forças da natureza que são úteis para o meu progresso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/08/13, Escritos do Baal HaSulam