O Ego Não É Uma Ruptura, Mas Um Meio Para Avançar

Dr. Michael LaitmanRav Kook, “O Propósito de Israel e sua Especificidade”: O amor ao próximo é o sentimento mais esclarecido, e é baseado na percepção sensorial. Na verdade, nós devemos segui-lo e a pessoa deve se preparar para esta causa de modo a fazer parte da vida dos outros, e nisso reside toda a questão da moralidade individual.

O amor ao próximo é a regra que inclui todas as ações de uma pessoa. Em outras palavras, ela não deve fazer nada se isso não derivamda erupção e expansão do amor. Caso contrário, essa ação não é compatível com o plano do Criador, e, no final, vai levar a resultados negativos. Isto é exatamente como nossas iniciativas são examinadas: se elas visam ao amor ao próximo, então isso vai funcionar, e se não, então não vai funcionar.

Mas como podemos explicar isso às pessoas? Se elas ouvirem sobre isso, elas vão dizer que não precisam de nossa pregação. Elas só querem viver e aproveitar a vida.

Ainda assim, nós temos que procurar maneiras de alcançar seus corações, não a fim de dar-lhes amor, mas para alcançar o amor do Criador. Eu só vou aprender a amar o Criador, se aprender a amar as criaturas em primeiro lugar. Eu uso o mundo inteiro só por causa do objetivo final, que é o amor do Criador.

Que tipo de amor às criaturas é esse se eu só as uso? Entretanto, é assim que ocorre. Eu realmente as amo, uma vez que apenas graças a elas que eu chego ao amor do Criador. O meio se torna tão importante para mim como o objetivo.

O grande ego implica que eu deveria subir acima dele, já que assim vou conseguir algo que é muito maior. Acontece que, se nós nos tornamos mais egoístas, nós entendemos como usar o nosso ego de uma maneira nova e mais eficiente, e nós não desfrutamos nele, mas acima dele. Então eu vou ser como o Criador.

É de acordo com esta abordagem saudável, sem quaisquer ilusões que eu pretendo usar toda a criação, incluindo o Criador, já que não vou continuar a avançar se não atingir o nível do Faraó. Eu tenho que sentir e experimentar tudo, mas em conjunto com o esclarecimento correto, sem ilusões vagas. Eu avanço com precisão, sem desviar do objetivo.

Diz-se: “Um juiz só tem o que seu olho pode ver”. Eu me aproximo de cada obstáculo com o pacote dos meus atributos e normalmente não tenho que me livrar dele. Eu não tenho nada, exceto o ego, e ele me evoca a participar do grupo, a me anular perante os amigos, ser incorporado neles, para avançar em direção ao Criador e voltar-me ao público. Todos estes passos resultam do meu ego. De repente, eu entendo que a partir de agora tenho que usá-lo de forma diferente, não desde dentro, mas acima dele.

Como podemos alcançar isso? Como você pode se beneficiar do ego? Nós podemos fazê-lo com a ajuda da Luz Circundante. Ela vai me influenciar e me dará a chance de superar o ego. Eu não quero que ele me limite, já que já entendi que não consigo perceber muito nele. Ele só oferece este mundo, mas eu quero mais do que isso…

Quando eu olho para mim mesmo agora, eu vejo um animal que gosta de comida, sexo, família, conforto, tranquilidade, dinheiro, respeito e conhecimento. Mas acima do nível animal, eu me pergunto se deveria subir um pouco mais. Então eu recebo um método que me permite subir. Assim, o ego maior me evoca mais do que todos os outros desejos anteriores, e eu avanço acima deles.

Esta é a única maneira de crescer sem neutralizar meu ego, mas usando-o com sabedoria. Todo o curso de desenvolvimento visa a nos transformar em mais egoístas, mas sábios e não primitivos. Outras pessoas estão dispostas a se contentar com pouco. Dê a uma pessoa um milhão de dólares para resolver todos os seus problemas e ela vai ficar satisfeita e bem de vida. Mas eu não me contento com isso, eu tenho que controlar os mundos. Eu sou o Faraó que declara: “Quem é o Senhor para que eu ouça Ele? Não, eu vou governar em Seu lugar!” Este é o ego que vou descobrir em mim se não parar no caminho.

Mas esta verdade é revelada apenas para as pessoas que têm o ponto no coração, que têm um potencial espiritual, “Este segredo é revelado a elas pouco a pouco”.

Pergunta: Como eu posso evitar cometer erros e não afundar no ego sobre a minha cabeça? Como posso saber que estou no caminho certo?

Resposta: Se você está conectado a nós, você avança corretamente. Você pode ter certeza se você estiver no ambiente certo e quiser estar lá; não há outra maneira.

O problema não está na sensação de fraqueza e falta de entendimento, mas quando a pessoa adiciona outros métodos. A pessoa não é um obstáculo para si mesma, mas se ela começa a pegar “vírus” externos, ela não será bem sucedida.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/08/13, Escritos do Rav Kook