Em Prol Do Objetivo Final

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que temos que trabalhar no grupo com a intenção de nos conectar com os amigos ou vamos nos conectar graças à oração coletiva, pelo bem de todos?

Resposta: Não é o trabalho que nos conecta, mas o desejo de se conectar e de se encontrar dentro do Criador. É porque a conexão entre nós (quando estamos no topo da pirâmide da humanidade) satisfaz o Criador.

Mas esta pirâmide pode subir ao Criador se juntarmos todas as partes da criação: a natureza inanimada, vegetal, animal, e falante. Isso é realmente o que a nossa intenção deve ser e esta é a imagem que devemos ter em mente.

Isso significa que o Criador tem que ser o nosso objetivo e o nosso foco e, juntos, nos conectamos dentro Dele. Todas as outras partes que já estão corrigidas, os Cabalistas de todas as gerações anteriores, também se juntam a nós.

Nossa intenção deve ser agradar o Criador. Este é o nosso objetivo final e a razão para todas as ações que realizamos agora. O objetivo da nossa vida é atingir essa isso e nós dedicamos toda a nossa vida a isso. Para atingir este objetivo, nós utilizamos todos os meios necessários: o público e a disseminação. Através deles, nós esperamos atingir a meta e estamos prontos para fazer tudo: amar os outros, reunir e corrigir as almas despedaçadas.

Mas isso já é o resultado. Se fizermos disso nosso objetivo, o resultado será o comunismo, o socialismo, como na Rússia, ou o nacional-socialismo, como na Alemanha. Portanto, nós devemos primeiro nos concentrar no Criador, pois sem Ele não precisamos de nada; nós odiamos todos e somos repelidos por todos. Não devemos nos iludir, não somos almas gentis e altruístas, mas sim os maiores egoístas que não se importam com nada. Apenas o objetivo de agradar o Criador nos obriga a nos voltar ao público e nos preocupar com eles.

Nós não precisamos esconder isso. Não há necessidade, é claro, de divulgar isso, pois as pessoas não vão entender, mas não há necessidade de escondê-lo, já que não somos altruístas ou almas gentis e não nos oferecemos para melhorar a vida das pessoas, porque nos foi dado este desejo, este anseio. Elas deveriam saber que nós não nos importamos com elas, assim como elas não se importam conosco e nem com mais ninguém. Mas não há nenhuma escolha; o sistema geral, a Natureza, nos constrange. Nós temos que confiar em alguma base racional, e não em vagas fantasias nobres.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 28/08/13, Escritos do Baal HaSulam