A Fase Eterna da Disseminação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando a fase de disseminação passar, você vai começar a falar novamente sobre a unidade?

Resposta: A fase de disseminação não pode acabar. Baal HaSulam escreve: “Eu estou contente por ter nascido nessa geração em que é permitido revelar a sabedoria da verdade”.

A sabedoria da Cabalá é a revelação do Criador aos seres criados em nosso mundo, e não a revelação apenas para aqueles que estão agora sentados em frente de mim. Revelação para nós é a realização do plano do Criador em nosso mundo, porque nós somos apenas Seus guias, mediadores, um elemento artificial. Portanto, a revelação por nós não é a Cabalá, mas apenas um pré-requisito.

Quando estamos falando sobre a revelação do Criador em nosso mundo, isso significa Sua revelação explícita aos 99% da humanidade. Isso é chamado de Cabalá! Os desejos de todos os 99% são a sua alma, o seu Kli, seu vaso. Assim, você começa a alcançar o Criador!

Mas hoje, quando você está fazendo isso dentro de si mesmo, sentado numa sala fechada, você só se prepara para a realização, mas você não vai revelar o Criador desta forma. Nossa tarefa é pegar o desejo das massas, elevá-los ao Criador, e pedir que eles sejam preenchidos. Então a Luz Superior não vai passar por você, mas vai passar por você para as massas, a fim de revelar-se na forma em que elas desejarem fazê-lo. Então você começa a revelar o Criador.

Mas o Criador não será revelado às massas, elas só vão sentir que se sentem bem, devido à unidade e vão avançar mais e mais. Aos poucos, no sentimento da utilidade da unidade, elas vão começar a mudar a sua atitude em relação a isso: “A Unidade nos dá vida, nos ajuda, e dá a oportunidade de organizar melhor a nós mesmos e nossas famílias. A unidade é grande”.

Elas irão começar a admirar a própria unidade, a respeitar a unidade e a força que é manifestada nela, não é o resultado, isto é, não o fato de que eu me recuperei, mas os meios pelos quais eu me recuperei, através da unidade e com o uso desta força que é revelada nela. Agora eu respeito essa força, eu a amo e a busco.

Assim, o desejo pela força de unidade surge, isto é, o ponto no coração! Afinal de contas, eu me senti bem com ele. E agora eu quero me identificar com ele porque ele me traz o bem. Que ele seja egoísta (e em nós, no início acontece da mesma forma), mas eu já estou conectado com essa força e a busco ainda mais. E isso já está começando a me afetar de forma diferente e me transformar num altruísta. É assim que funciona.

Mas as massas estão um grau abaixo do nosso, de modo que elas começam com um simples Kli (vaso) egoísta, no qual mais tarde o ponto no coração aparece. E nós começamos com o ponto no coração e um simples Kli egoísta. O nível inferior, que são as pessoas que estão abaixo de nós, é tal que nós temos que processá-lo por nós mesmos, e só então vamos subir. Essa condição especial é dada a nós!

Da Lição Diária de Cabalá 25/08/13, Perguntas e Respostas com o Dr. Laitman