A Construção Na Ruína Das Dúvidas

Dr. Michael LaitmanDe um artigo do Rabash, “Destruição pelos Velhos É Construção”: “Destruição pelos velhos é construção; construção pelos jovens é destruição” (Meguilá 31b). Velhos são aqueles que estão regularmente a serviço do Criador. Jovens são os que estão no início do seu trabalho. Destruição é o que desce ou é chamada de queda. Que antes eles tinham algum tipo de subida no trabalho, que era considerado construtivo, ou seja, que eles pensavam que estas eram subidas. Mas a destruição no momento em que eles sentiram algum tipo de queda, que vem da ocultação do Criador, isto é, que o Criador Se oculta deles, isso é chamado de destruição.

A destruição dos velhos, quando eles dizem que o Criador enviou-lhes a ocultação, verifica-se que eles já se encontram em construção, sendo que o Criador está cuidando deles; e eles recebem vitalidade disso. E a essência da fé é revelada no momento da descida, ou seja, no momento em que Ele não ilumina a pessoa, pois assim ela está diante de dilemas. Ou ela vai dizer: “Eu não preciso de nenhum benefício, mas sim quero dar satisfação acima, e isso não importante para mim o que eu sinto, ou Deus me livre, o oposto”.

“A construção por velhos é construção”. Se a “ocultação”, os escombros, chega aos velhos, em cima eles constroem um novo nível, com a experiência. Um velho é um sábio que adquire o caminho da Torá.

E os jovens que não têm experiência no trabalho, mesmo quando eles merecem construção, subida, eles não podem construir nada, e com estas subidas, por enquanto, eles constroem contradições, ruínas, descidas, decepções, até a Luz Superior influencia-los e transforma-los em velhos, e eles “restaurarem” todos os escombros e as contradições que construíram no processo de construção de cima, ou seja, eles elevam as “Reshimot” quebradas e as corrigem . Desta forma, eles começam a construir sobre os escombros. E tudo isso é graças a sua fé. A “Luz da fé” é como é chamada a Luz Superior, a Luz de doação que ilumina a pessoa e faz com que seja possível para ela passar de “destruição” para “construção”.

Os escombros, as “contradições” (conflitos) são os pensamentos difíceis e dúvidas que dominam a pessoa e esconder dela a unidade da supervisão. Pela nossa experiência, sabe-se que se a pessoa continua a ser teimosa, a Luz Superior age sobre ela de forma gradual e “Centavo a centavo se acumulam numa grande soma”. Então, finalmente, ela chega a um estado que, através do discernimento dos conflitos , das descidas e das decepções, ela começa a subir.

Caso contrário, não podemos subir, mas sim apenas ao sentir o exílio, a baixeza. Em outras palavras, ao sentir a quebra, a crise. Somente a partir deste estado todas as criaturas começam o caminho de sua subida.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 13/09/13