O Ponto De Transição Entre A Verdade E A Falsidade

Dr. Michael LaitmanDa Carta n° 16 do Rabash: Portanto, se a pessoa está ociosa no trabalho, ela não pode ver a verdade, que ela está imersa na falsidade. Mas ao elevar a Torá a fim de dar satisfação ao seu Criador, ela pode ver a verdade: que ela está andando num caminho falso, chamado Lo Lishma. E este é o ponto médio entre a verdade e falsidade. Daí, nós devemos ser fortes e confiantes em nosso caminho, de modo que todos os dias serão tão novos para nós quanto precisarmos para sempre renovar nossos alicerces, e assim nós marcharemos para frente.

Nós somos capazes de identificar o verdadeiro caminho desde que não estejamos ociosos, e que apliquemos todos os esforços derivados do nosso ambiente para nos aproximar da doação, primeiro entre os amigos e, depois com o Criador. Se a pessoa tenta doar e aumenta a grandeza da meta, tenta reforçar a influência do seu ambiente, em outras palavras, se a pessoa melhora todos os fatores positivos que contribuem para o avanço, só então ela vai reconhecer sua inclinação ao mal, irá distinguir a verdade e entender que está andando num caminho falso, chamado Lo Lishma.

“E este é um ponto de transição entre a verdade e falsidade”. Em outras palavras, nós aplicamos todos os esforços possíveis para seguir o caminho correto. Somente sob essa condição podemos revelar que estamos indo no caminho errado. Esta revelação é na verdade a recompensa pelo nosso trabalho.

Nós não percebemos o valor dessa compensação, já que nos sentimos mal e achamos que não alcançamos nada. No entanto, isso significa que nós alcançamos resultados positivos, porque revelamos a quebra, reconhecemos nossa oposição ao Criador e detectamos as propriedades que temos que corrigir. Corrigindo-as, nós chegamos à espiritualidade e alcançamos euiqvalência com a nossa meta.

É por isso que o Criador nos dá uma recompensa — a revelação do nosso egoísmo —, mostrando-nos como nós somos opostos a Ele. Esta é a primeira verdadeira realização da nossa oposição a Ele; é por isso que é chamado de ponto de transição entre a verdade e falsidade. Esta é a primeira medida do Criador! Quando nós corrigimos o mal e o transformamos em seu oposto, nos tornamos semelhantes ao Criador e aderimos a Ele.

Este processo acontece em cada nível. Nossa tarefa é melhorar a nossa aspiração à doação e ao amor. Então, como recompensa, revelaremos os estados opostos, ódio, separação… e vamos gritar ao Criador: “Salve-nos!” Então, a Luz que Reforma vai descer e nos corrigir.

Quando nós alcançamos um novo nível de correção, devemos continuar a trabalhar com a ajuda do nosso ambiente e perseguir a linha direita. Então, como recompensa, vamos revelar a linha esquerda e os pecadores aparecerão. Então, novamente, ficaremos felizes em vê-los, já que a esta altura já teremos algo para corrigir, obtendo assim uma chance de nos tornar semelhantes ao Criador. Esta situação se repete uma e outra vez.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 11/06/13