Uma Questão Ideológica

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós estamos falando do fim do desenvolvimento egoísta, e nesse meio tempo, eu tenho a sensação de que a humanidade ainda está muito longe de atingir o pico do egoísmo e seu reconhecimento…

Resposta: Não tendo escolha, eu posso permanecer num estado imutável, desde que ele não fique pior. Sob a pressão do sofrimento e dos problemas, posso submeter-me e me contentar com a vida diária mundana: ir para o trabalho, voltar para casa, ver TV, fechar-me, e não pedir mais nada. Eu estou pronto para viver como um animal e não fazer questões sofisticadas difíceis até morrer.

É verdade, isso é uma reação instintiva de defesa. Não há ser humano aqui, mas apenas a existência de um animal, que 99,99% das pessoas levam.

Mas há outra questão: Quanto é que eu sofro? Você está dizendo que o mundo ainda não está pronto para a correção. Ele nunca vai estar pronto para a correção, mas será que ele vai querer se livrar dos sofrimentos? É exatamente disso que estamos falando. Se as pessoas não têm nada para fazer, se não têm nada para viver, se saírem para as ruas e quebrarem janelas, os governos vão começar guerras em resposta aos tumultos, apenas para manter o que resta, para empurrar os problemas para uma prioridade inferior e para manter as pessoas ocupadas. A guerra é o caminho certo para colocar cada um no seu lugar. É um cenário futuro possível.

Mas há também uma nova deficiência se desenvolvendo aqui: as pessoas estão cada vez mais fazendo a pergunta “ideológica”, o que pode parecer muito longe do “animal” questão. A questão do “Para que estou vivendo?”. Isso está sendo revelado mais claramente na humanidade. Embora os líderes acreditem que serão capazes de manter as massas no nível “corporal” por muito mais tempo, isso não é assim.

Em geral, quando você olha para o mundo, você vê bilhões de pessoas no nível da natureza inanimada. O mundo vai permanecer assim, no nível inanimado da natureza, mas há também os níveis mais elevados: vegetal, animal e falante, que são variáveis. A parte principal é o nível falante, que é o mais avançado. Ele precisa mudar primeiro, puxando assim todos os outros níveis atrás dele.

Portanto, não olhe para os níveis inferiores e não espere que eles façam algo. Eles nunca vão fazer nada, mas basta seguir o pastor, isso é tudo. A pessoa precisa de um fio fino de ligação, a fim de seguir alguém.

Eu certamente não as desrespeito e não penso levianamente delas, já que mais tarde elas vão se acumular num todo e as diferenças vão desaparecer. Hoje nós podemos tomar o nosso corpo como exemplo; ele é feito de células diferentes que estão ligadas de maneiras diferentes e apenas uma pequena parte do tamanho de uma cabeça de fósforo as gerencia. É nesta parte que todos os sentimentos e entendimentos, todos os planos e memórias são revelados. Tudo está concentrado neste grão.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/09/12, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot