As Massas Precisam Da Cabalá?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que é preciso dizer para 99% da população sobre a sabedoria da Cabalá? Se sim, então quais seriam as conseqüências disso?

Resposta: Nós estudamos a sabedoria da Cabalá porque ela permite que resolvamos nosso problema, o desejo de estar conectado com o Criador, para revelá-Lo em nossa unidade de acordo com as leis de conexão e equivalência exatamente entre nós. Mas quando nos comunicamos com os 99% da população, falamos apenas sobre a conexão terrestre no nível para o qual elas têm um desejo. Nós sempre temos necessidade de nos relacionar com as pessoas de acordo com seus desejos. É por isso que não revelamos nada da sabedoria da Cabalá; elas não são atraídas a ela e não sentem uma necessidade por ela. Pelo contrário, ela apenas as repele.

Mas, aos poucos, isso vai passar. Pelo menos em Israel, onde a resistência à Cabalá é muito grande, isso está acontecendo muito rapidamente. As pessoas já estão entendendo, mais ou menos, que a partir de uma perspectiva, é Cabalá, de outra, é garantia mútua, e de um terceiro aspecto, é mesas redondas, e tudo isso caminha junto. Hoje, contrariamente às nossas preocupações, o público é capaz de aceitar o método integral e ele não os repele ou assusta.

Assim, no futuro, eles vão reagir com calma ao fato de que você está estudando Cabalá, mas apenas para si mesmo. E é verdade, para você mesmo.

Em primeiro lugar, eles não têm esse desejo, mas você tem. Em segundo lugar, eles vão entender que tudo o que gostariam de aprender sobre o nosso mundo, a sua correção, e sobre como é fácil viver bem neste mundo, tudo isso vem da Cabalá. Mas nessa altura eles terão amadurecido internamente, a tal ponto, e vão sentir a conexão global do mundo de tal maneira que vão sentir que a Cabalá fala apenas disso e, em geral, que ela não é uma religião e não pertence ao judaísmo ou qualquer outra coisa, mas é simplesmente um estudo da criação em geral. Eles prontamente aceitarão isso. Eles não vão começar a estudar a Cabalá, mas ficarão felizes que o que estão fazendo vem de tal ciência humana universal antiga. E tudo isso os levará ao conceito comum.

Foi difícil para nós entender isso, porque nós só procurávamos a realização de algo maior, o mundo superior e a força superior, mas para eles, será muito simples. Eles vão perceber isso muito rapidamente.

Da Discussão durante a Refeição em Toronto, 16/06/12