Será Que Nós Estamos À Beira De Um Colapso Ou No Limiar De Uma Nova Etapa?

Dr. Michael LaitmanOpinião: (George Soros, Investidor Bilionário): “Não há nenhuma disposição para qualquer país sair do Euro, o que nas atuais circunstâncias é provavelmente inevitável”. A zona do euro deve desenvolver um mecanismo de escape para as dívidas dos seus membros mais endividados. “Nós estamos à beira de um colapso econômico que se inicia, digamos, na Grécia, mas poderia facilmente se espalhar… O sistema financeiro permanece extremamente vulnerável”.

“Eu acho que a maioria de nós realmente concorda que a crise da Europa está realmente centrada em torno do euro… É uma espécie de crise financeira que está realmente em desenvolvimento. Ela é esperada”.

“Nós estamos à beira do colapso e este é o momento de reconhecermos a necessidade de mudança”. Soros chamou a sobrevivência da União Europeia (UE) de um “interesse vital para todos” e disse que a UE precisa de mudanças estruturais para evitar a desintegração. O Euro teve uma falha básica desde o início, na qual a moeda não era apoiada por uma união política ou um tesouro comum. “O Euro não tinha nenhuma disposição para a correção”.

Comentário: Este foi exatamente o erro de cálculo. Ninguém pensou nisso no começo, e ninguém está pensando nisso agora. O egoísmo deve se desenvolver até a sua exaustão máxima como a força motriz da sociedade humana, da civilização e da vida em geral: até a realização do mal.

Então, devido à realização do mal e conforme a sentirmos, seremos capazes de nos voltar à sua correção , porque sentiremos que o único objetivo vital é precisamente a transformação do egoísmo em altruísmo. Em outras palavras, devemos experimentar a regra do “Eu criei a inclinação ao mal, e criei a Torá como tempero” em sua medida plena.

No entanto, a realização do mal pode ser acelerada e suavizada com sabedoria, pois o conhecimento nos ajuda a prever as consequências de longe, para evitar o desnecessário e prejudicial, e para escolher o caminho correto.

É por isso que nos foi dado a Cabalá: ela nos permite aliviar e acelerar a concretização do objetivo: a transição do egoísmo para o altruísmo. Então, alianças fundamentalmente correta serão formadas, as quais irão considerar objectivos políticos e económicos comuns, ou seja, que eles serão baseados na cooperação plena de toda a humanidade.