Os Estados Unidos E A Europa Estão Afundando Juntos

Dr. Michael LaitmanNas Noticias (do Financial Times): “Em Washington estão discutindo o teto do déficit, em Bruxelas estão encarando um déficit profundo. Mas, a base do problema é a mesma. Tanto os Estados Unidos (EUA) quanto a União Européia têm finanças públicas que estão fora de controle e sistemas políticos que são incapazes de resolver o problema. EUA e a Europa estão no mesmo barco que afunda…

“A idéia de que a Europa e os EUA representam duas faces da mesma crise tem sido lentamente amadurecida porque, por muitos anos, as elites dos dois lados do Atlântico enfatizaram as diferenças entre os modelos dos EUA e da Europa…

“Mas, as semelhanças entre os dilemas das duas regiões estão agora mais evidentes do que as diferenças – o montante do débito, uma fraca economia, um estado previdenciário progressivamente caro e incorrigível, medo do futuro e paralisia política são os pontos em comum…

 “Na Europa, a ideia de que o aumento de impostos pode ser parte da solução para elevar os débitos é incontestável. Nos EUA, os Republicanos se opõem à simples ideia de que o aumento de impostos está no centro do argumento político.

Apegados aos seus próprios problemas e diferenças, norte-americanos e europeus têm sido lentos em ver as conexões entre suas crises gêmeas. Mas, analistas no resto do mundo estão muito mais dispostos a reconhecer a tendência comum. Entre os lideres e intelectuais chineses, agora é prática padrão sugerir que os ocidentais de toda sorte devam parar de tentar “ensinar as lições à China” – devido à profundidade de seus próprios problemas políticos e econômicos…

Se a enfermidade do ocidente piorar, haverá a tentação de tentar uma cura nova e mais radical. Isso pode incluir um mecanismo em direção ao protecionismo e controle de capital. Se a globalização for de marcha à ré, então a China talvez possa experimentar sua própria crise política e econômica”.

Meu comentário: Finalmente! A ideia da completa interdependência e total impasse começa a amadurecer. Mas, aqueles que estão pensando de acordo com o velho esquema não sabem o que fazer depois. Assim, o reconhecimento desse fato é um passo à frente. Mais adiante, há um caminho em direção à uma nova guerra mundial ou diretamente a um novo mundo.