Querer o Criador

Pergunta: Baal HaSulam escreveu que uma pessoa irá revelar o Criador apenas no desespero. Isso significa que, a uma certa altura temos que ceder, de se recusar a continuar lutando?

Resposta: Não, não me rendo. Nós lutamos para entrar no mundo espiritual por nossas próprias forças. E então nós desesperamos por não poder e compreender porque não podemos romper o Machsom (a barreira que nos separa da espiritualidade) por nossa conta. Mas é apenas então que sentimos verdadeiramente a necessidade do Criador, evocamos a sua força, e nos libertamos da prisão.

É impossível sentir a necessidade do Criador, até nos desesperemos pelos nossos próprios esforços. Agora, queremos unirs, mudar e endireitar as nossas relações por nós mesmos, pelo nosso próprio poder. tentar agir por nós mesmos, como se o Criador não existisse.

Entretanto, quando nós realmente desejamos nos aproximarmos uns aos outros, vamos entender o que nós sentimos um pouco durante a Convenção: Somos incapazes disso. Todo mundo está separado dos outros por uma divisória, e não podemos romper isso. Cada um está sentado na sua própria célula, como as abelhas em uma colméia, isolada das outras.

Quando eu quero me libertar dessa célula, quando eu exerço todo o esforço e compreendo que sou impotente, então ficará claro para mim que existe o Criador, que pode me dar força e me salvar. Eu li sobre e ouvi falar Dele antes, mas Ele não estava no campo dos meus desejos e aspirações. Ele não era meu parceiro ainda. Agora eu senti pela primeira vez que estou desamparado sem Ele.

Esta é a forma como o Criador desperta o Faraó dentro de mim. Depois de ter experimentado algumas destas ações, eu percebo que não posso libertar-me sem Ele. Tão logo eu vou sentir isso, eu vou clamar a Ele, e Ele irá imediatamente “abrir a porta” para mim.

Meu trabalho todo é o desejo pelo Criador, querer que Ee se manifeste dentro de mim e mudar a minha natureza, querer Sua força de doação para vestir-me.
[26452]
Da lição do Rabash 12/11/10