Você Consegue Provar O Zohar?

tasteUma pergunta que recebi: Você falou de dois tipos de busca interna durante a leitura do Livro do Zohar. Uma é mais racional, quando procuramos dentro de nós mesmos aquilo que ele diz. O outro tipo de busca é sensorial, quando tentamos sentir tudo o que ele diz. Contudo, à medida que eu tento sentir algo, eu descubro que não sinto nada. Eu tento descobrir algo dentro de mim mesmo, mas não descobri nada. O que eu devo fazer?

Minha Resposta: Continue a procurar. Você deve desejar encontrar dentro de si tudo aquilo que O Zohar fala. Tudo isso está dentro de você, incluindo o Criador, o homem, animais, peixes, o mundo, montes, montanhas, árvores, crocodilos, e não importa o que mais.

Não há uma única palavra no mundo que descreva algo fora de você. Porque é assim? Toda a palavra consiste de letras, sendo as letras desejos ou recipientes (vasos) de recepção – Kelim, que estão ordenados de acordo com as Luzes. Isto é o que você deve desejar sentir.

O desejo é representado por uma palavra, mas ele já existe. Você deve desejar conhecer esta palavra, sentí-la, para estar realmente dentro das letras, que são desejos cheios de Luz. Cada palavra é um modelo ou conexão entre você e o Criador, a Luz Superior. Você tem que desejar sentir este modelo dentro de você e descobrir: onde está ele?

É como quando você lê a palavra “limão”, você pode imediatamente começar a sentir o sabor do limão na sua boca. Ora, do mesmo modo você deve desejar sentir algo quando lê O Livro do Zohar, sem contemplação adicional.

Nós experimentamos sensações que são comuns a todos nós; por exemplo, cada pessoa no mundo irá sentir o mesmo quando ela escuta a palavra “limão”. Nós podemos falar com cientistas e eles explicarão porque nós sentimos o sabor do limão e quais são os seus ingredientes químicos. Porém, quando perguntamos aos Cabalistas, eles nos dirão o que significa o “limão” do ponto de vista da Cabalá. Se perguntarmos a uma dona de casa, ela nos dirá como usar um limão para preparar comida. Mas, de qualquer modo, todos têm um entendimento comum do que é um limão.

Da mesma forma, quando nós lemos O Livro do Zohar, devemos alcançar, antes de mais nada, uma sensação comum. É assim que alcançaremos uma revelação mais profunda, mais detalhada, à medida que avançamos ao longo de todas as quatro fases e investigamos as raízes. Mas tudo isto tem de ser revelado naturalmente, isto é, pela nossa aspiração pela Luz. A Luz, por sua vez, influenciará o nosso desejo e revelará a raiz das nossas sensações, ou o motivo pelo qual nós sentimos da forma como sentimos.

Depois das sensações, você começa a revelar o seu intelecto. Então, você pode dizer que quando você escuta a palavra “limão”, a onda sonora desta palavra alcança a membrana da sua orelha e vai para o seu cérebro, onde ela é comparada à informação que está alojada na sua memória. Isto, por sua vez, desencadeia certo sinal, e, como resultado, você realmente pode sentir uma fatia de limão na ponta da sua língua.

No entanto, na sabedoria Cabalística, a compreensão é resultado do desenvolvimento dos nossos desejos, em vez do resultado de um processo de aprendizagem, como acontece neste mundo.