A Revelação Acontece Trocando-se as Imagens Materiais por Forças


contactRecebi uma pergunta:
Como o Livro do Zohar quer nos dirigir?

Minha resposta: O Zohar nos dirige somente ao nos revelar o mundo dentro de nós e lá encontrar todas as possíveis noções internas – eu mesmo, o mundo, e os níveis inanimado, vegetativo, animado e humano. Afinal de contas, tudo que podemos imaginar agora, inclusive nós mesmos, está dentro de nós.

Se eu me relaciono com o Livro do Zohar dessa maneira, sabendo que ele me revela a mim mesmo, então o livro vai me falar de mim. Tudo que eu leio no Livro do Zohar acontece dentro de mim. Eu sou essencialmente uma tela, e a força do desejo pinta várias formas, essa força também pinta objetos inanimados, ou o mundo vegetativo, ou o mundo animado, ou o mundo humano. Todas essas pinturas aparecem dentro do meu desejo de desfrutar e elas são desenhadas pela força do desejo.

Assim como vemos imagens na tela do computador, existe uma “câmera fotográfica” dentro de nós que cria uma ilusão de realidade que aparece diante de nós. Mas, na verdade, não existe realidade; tudo é nosso desejo que desfruta ao receber essas impressões da força que age dentro dele. Nós, sucessivamente, discernimos essas imagens como objetos inanimados, plantas, animais e pessoas, dependendo do nível do desejo em que eles são pintados.

Então, enquanto leio o Livro do Zohar, tenho que imaginar que eu sou um pequeno mundo e tudo está dentro de mim; o oceano, montanhas, cores, sons, árvores, pessoas e todos os eventos acontecem dentro de mim. Então, eu gradualmente começo a trocar as imagens que são descritas pelo Zohar pelas qualidades e forças. Ao invés de reagir às palavras desse livro imaginando animais, pessoas, árvores e tudo o que acontece a eles, eu gradualmente começo a discernir essas qualidades dentro de mim. Essencialmente, existem duas qualidades – recepção e doação, mas elas podem estar presentes em vários níveis e serem expressas de diferentes maneiras.

Temos que tentar reconhecer tudo o que é descrito nesse livro. Tão logo façamos a transição para o mundo de forças, começaremos a ver a verdade e a entender que todas as imagens que vemos agora são um mundo imaginário, e em realidade, são somente forças. E então, por trás dessas forças, gradualmente começaremos a discernir uma Única Força – o Criador.

É assim que devemos ler o Livro do Zohar.