“Crise Climática: Não É Brincadeira De Criança” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Crise Climática: Não É Brincadeira De Criança

Escultura de areia do Dia do Meio Ambiente é vista na praia de Puri, na Baía do Mar de Bengala, criada pelo artista de areia Manas Sahoo para conscientizar as pessoas na área costeira por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente em Puri, a 65 km do estado indiano oriental de Odisha capital Bhubaneswar em 5 de junho de 2021. (Foto de STR/NurPhoto)

O planeta está ficando sem tempo: a humanidade está utilizando os recursos do mundo mais rápido do que pode se recuperar naturalmente. Essa é a avaliação contundente das Nações Unidas sobre a crise climática por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

O tema deste ano é “Somente uma Terra”. Mas além dos slogans cativantes, o fato é que parece que não percebemos que de fato temos apenas um lugar para viver: o Planeta Terra. Continuamos a atirar em nossos próprios pés com nossas ações imprudentes em relação ao ambiente ao nosso redor.

Apesar de tantas pessoas continuarem gritando, falando sem parar sobre a crise ambiental, tantas reuniões acontecendo e decisões sendo tomadas, nada parece ajudar. Ou deixamos o estado do planeta como está agora, ignoramos todos os problemas e esperamos que o próximo desastre aconteça, ou admitimos que tudo o que fizemos até agora é ineficaz e infrutífero e, finalmente, fazemos a curva fechada necessária.

Para aumentar a conscientização sobre o estado precário do planeta, a partir do próximo ano, as escolas israelenses tornarão obrigatórias as aulas sobre a crise climática para alunos de todas as idades, anunciaram recentemente os Ministérios da Educação e Proteção Ambiental. Eles começarão a integrar um programa ambiental equivalente a uma hora por semana no currículo para alunos do jardim de infância ao ensino médio.

Isso fará diferença ou será tão mal sucedido quanto os esforços anteriores para resolver os problemas ambientais? A resposta não depende das horas gastas nesses estudos ou de quem os desenvolverá. Em vez disso, depende do que é ensinado e até que ponto os alunos entendem as causas da crise climática e como resolvê-la.

Sabemos que a gravidade da crise ambiental global pode ser comparada a uma nave espacial vindo em nossa direção para destruir o planeta, e que nós que vivemos na Terra devemos nos preparar para não sermos prejudicados por ela. E como nos preparamos? Temos que explicar que a crise climática é consequência de uma crise humana. Assim, a solução que finalmente trará equilíbrio ao mundo é mudarmos a nós mesmos para cultivar relacionamentos humanos positivos e nos aproximarmos uns dos outros internamente. Ou seja, o coração deve se expandir, não fisicamente, mas emocionalmente. Começar a sentir o mundo inteiro como parte de cada um de nós e cuidar do mundo inteiro como cuidamos de nós mesmos.

Isso é verdade porque a natureza é um sistema de conexões integrais que opera por meio de uma hierarquia. O que acontece em qualquer grau particular do sistema afeta todos os outros graus. A intensidade do impacto no sistema corresponde à sua posição na classificação hierárquica. A raça humana é o nível mais alto na natureza, acima do inanimado, vegetativo e animal. Portanto, a parte do sistema que mais destrói o equilíbrio ecológico são as ações egoístas dos seres humanos que desconsideram os interesses dos outros, incluindo as demais partes do sistema da natureza.

A humanidade não pode fazer nada para corrigir essa tendência autocentrada até que reconheça que seu instinto nocivo governa todas as suas decisões e é a fonte primária do desequilíbrio na natureza. Ao aprender a construir relacionamentos baseados na compreensão mútua, no cuidado e na cooperação, cria-se uma força positiva capaz de restaurar a harmonia em todos os níveis da natureza. Essa é a verdade crucial que deve ser ensinada.

Quando aprendermos a transcender todas as nossas tendências egoístas negativas e reconhecermos que somos todos partes individuais em um mecanismo único, conectado e completamente interdependente, também compreenderemos que fazer o bem aos outros também é bom para nós. Assim como hoje somos nós que destruímos toda a natureza, também temos o poder de repará-la. A contagem regressiva do planeta começou, mas ainda temos uma janela de oportunidade para controlá-la se mudarmos nossos pensamentos, ações e desejos para melhorar nossos relacionamentos humanos.