A Fundação De Uma Nação É A Unidade Interna

281.02Esses laços frouxos — língua, religião e história — são valores importantes, e ninguém nega seu mérito nacional. No entanto, eles ainda são completamente insuficientes para se basear no sustento independente de uma nação. No final, tudo o que temos aqui é uma reunião de estranhos, descendentes de culturas de setenta nações, cada um construindo um palco para si mesmo, seu espírito e suas inclinações. Não há nada elementar aqui que nos une a todos desde dentro em uma única massa.

Sei que há uma coisa comum a todos nós: a fuga do amargo exílio. No entanto, esta é apenas uma união superficial, como um saco que mantém as nozes juntas, como foi dito acima. É por isso que eu disse que devemos estabelecer para nós mesmos uma educação especial por meio de uma ampla circulação, para incutir em cada um de nós um sentimento de amor nacional, tanto de uma pessoa para outra, quanto dos indivíduos para o todo, para redescobrir o amor nacional que foi incutido dentro de nós desde o tempo em que estávamos em nossa terra como uma nação entre as nações (Baal HaSulam, A Nação).

Pergunta: Uma pessoa deve ser influenciada por algumas forças sobrenaturais?

Resposta: Pelo contrário, são as forças naturais.

Pergunta: É possível dar um exemplo da história quando o povo judeu estava unido?

Resposta: Não, mesmo na época da recepção da Torá e da existência dos Templos, os judeus ainda tinham guerras entre si. Quando tal exemplo aparecer, essa será a correção do mundo.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 26/04/22