A Aspiração Natural De Um Cabalista

209Os Cabalistas sempre se interessaram pela ciência e pelas culturas das nações. Até Baal HaSulam e Rav Kook visitaram bibliotecas, sentaram-se lá e estudaram tudo.

Podemos ver pelas obras de Baal HaSulam como ele conhecia bem economia, ciência política, economia política, e como ele falava da economia política de Marx, do que está acontecendo aqui em Israel entre os partidos, e assim por diante. Ou seja, ele era uma pessoa que conhecia os assuntos perfeitamente e frequentemente mencionava grandes cientistas e pessoas famosas do passado.

É um desejo natural de um Cabalista estudar o mundo superior a partir do mundo inferior e o inferior a partir do superior, porque tudo o que acontece ainda está interconectado entre os dois mundos e tudo vem de apenas uma fonte: a superior. Ao estudar nosso mundo, você sente a fonte superior manifestada através dele.

Portanto, eu fico feliz em absorver tudo o que existe neste mundo. Já tenho mais de 70 anos, mas me sinto como um menino ansioso para ver tudo, aprender tudo, tanto o superior quanto este mundo. Tenho sede de tudo.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Monumentos Arquitetônicos”, 17/09/09