Do Contato Físico Ao Campo Das Sensações

962.6Pergunta: Nos últimos dois anos, sua comunidade de estudantes que estudam o método da Cabalá praticamente não se reuniu fisicamente. Você conduz suas aulas remotamente. Na verdade, você vive em uma espécie de comunidade virtual na qual, no entanto, existem conexões reais, uma oportunidade real de mudar a si mesmo e à comunidade.

Como você se sente com isso? Os laços entre seus alunos se tornaram mais fracos ou permanecem os mesmos?

Resposta: Nossos laços se tornaram mais fortes, estão sendo reformulados e se tornando mais virtuais e, ao mesmo tempo, mais óbvios.

Não é virtualidade, no sentido de que devemos imaginar algo para nós mesmos. Cada vez mais recusamos alguns contatos físicos aceitos em nosso mundo e os transferimos para o reino das sensações. Eles nos levam a um estado em que realmente entendemos que a coisa mais importante é a matéria que nos é dada na sensação.

Pergunta: Onde está o livre arbítrio aqui?

Resposta: O livre arbítrio está aqui o quanto você quiser! Afinal, quando uma pessoa não é restringida por nenhuma circunstância terrena – movimentos mecânicos e outras ferramentas, ela se torna virtual. Mostra apenas seu desejo. Se ela quiser entrar em contato com você, ela sai. Se não, ela se fecha e você não a vê mais, não a ouve e não a conhece. Ela pode mudar sua identidade e pronto, ela não existe para você, ela evaporou do seu mundo.

Portanto, começamos a sentir que é cada nova circunstância, por exemplo, com um vírus e outras oportunidades, que nos ajuda a nos aproximar de um novo mundo.

De KabTV, “Mundo Virtual”, 09/02/22