“Por Que Tantas Pessoas Acreditam Em Teorias Da Conspiração?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Tantas Pessoas Acreditam Em Teorias Da Conspiração?

Vivemos em um mundo onde as pessoas acham cada vez mais difícil, se é que é, acreditar nas autoridades, porque elas veem como os cargos mais altos são ocupados pelos negociantes mais enganadores e mentirosos que consideram principalmente seus próprios objetivos de poder. Eu não culpo essas pessoas de forma alguma, porque se você deseja alcançar algo no mundo egoísta, você precisa se prender a esse objetivo e fazer o que for necessário para alcançá-lo.

No passado, acreditávamos na mídia, mas quem acredita na mídia hoje? Não temos ideia de qual porcentagem da mídia é real ou falsa, verdade ou mentira. É como se estivéssemos no escuro e agarrássemos algo em nossas mãos pensando que é um gato, mas se acendermos a luz, veremos que é um travesseiro.

Não chegaremos à verdade da maneira que estamos atualmente. Para alcançar a verdade, precisamos dizer coletivamente: “Basta! Não queremos mais viver assim! Não vamos mais usar televisão, rádio ou mídia porque é tudo uma mentira pela qual estamos sendo usados!”

Claro, isso levanta a questão: o que substituiria nosso atual consumo de mídia? É possível viver sem os meios de comunicação se construirmos algo totalmente independente, onde não aceitamos nada, exceto o que traz uma conexão positiva entre as pessoas, e que tentamos alcançar um estado de consideração e cuidado mútuos. Tudo o que recebemos é, em última análise, originado de uma força de amor e doação, que é a qualidade da natureza, antes de ser distorcido por nossa natureza humana egoísta, que pensa e age para se beneficiar às custas dos outros e da natureza.

A própria força da natureza que permeia a realidade atua em benefício de tudo e de todos. Isso é antes de entrar em contato com nossa natureza egoísta, que age em detrimento de tudo e de todos – considerando apenas o benefício próprio. Pode-se assim pensar que a própria natureza conspira contra nós. Ela quer que entendamos que não temos escolha a não ser aprender como funciona.

Se aprendermos como a natureza funciona em sua forma altruísta pura, não haverá mais espaço para conspirações. Veremos então como criamos essas conspirações e, portanto, também como nos livrar delas.

Baseado no vídeo “Por que tantas pessoas acreditam em teorias da conspiração?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi.

Comente