“O Problema Sistêmico Da Depressão Requer Uma Solução Sistêmica” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “O Problema Sistêmico Da Depressão Requer Uma Solução Sistêmica

A depressão tem sido um problema crescente em todo o mundo industrializado há várias décadas, mas disparou desde o início da pandemia. As taxas de mortalidade por abuso de substâncias, suicídio e violência armada dispararam, a ansiedade se tornou um grande problema e a ajuda profissional é muito cara ou indisponível por falta de profissionais nas proximidades, ou ambos. Nesse estado, é necessário um esforço sistêmico e concentrado. Ao usar a mídia de massa para transmitir mensagens calmantes e conselhos para pessoas necessitadas, podemos salvar muitas vidas e melhorar a vida de inúmeras outras.

Em todo o mundo, as pessoas estão fazendo perguntas críticas sobre o propósito de suas vidas. Sua incapacidade de responder a essas perguntas as deixa com uma sensação de falta de propósito, e aquele que não tem propósito na vida sente que a própria vida não tem propósito. Essa é a causa por trás do crescente escapismo expresso de inúmeras maneiras, desde esportes radicais até o fundamentalismo religioso, abuso de drogas e suicídio.

Para os humanos, comer, beber, dormir e acasalar não conta como viver. Viver significa viver a razão pela qual somos colocados aqui neste planeta. Se não sabemos por que fomos colocados aqui, não sentimos que estamos vivos ou que nossas vidas têm valor, e isso pode levar a consequências terríveis.

Se apenas algumas pessoas se sentirem assim, você pode encaminhá-las para profissionais que podem ajudar a aliviar sua dor até encontrar seu propósito na vida. Mas quando tantas pessoas sofrem com essas angústias, sobrecarrega o sistema e você precisa de uma nova abordagem. Em vez de encher nossos cérebros com mensagens que nos mandam fazer compras e esvaziar nossos bolsos e, mais importante, nossos corações, a mídia, em todas as suas formas, deve espalhar mensagens que ajudem a resolver nossa situação.

Não é impossível; é uma questão de determinação do governo e do entendimento da mídia de que a situação logo sairá do controle. Em um estado de emergência, devemos agir em conformidade, e certamente estamos nos aproximando de um.

Há muitas maneiras pelas quais a mídia pode aliviar a crescente miséria das pessoas, mas a mais eficaz entre elas é reverter sua tendência de lançar as pessoas umas contra as outras e incentivá-las a se aproximarem. Inúmeros estudos mostraram que a solidariedade e a coesão na sociedade ajudam a mitigar ou até mesmo resolver a maioria dos problemas sociais, econômicos e médicos. Portanto, se a mídia oferecer um “tratamento coletivo” para todos, transmitindo conteúdos que estimulem a aproximação das pessoas, eles resolverão a maioria dos problemas existentes.

Dizem: “Uma tristeza compartilhada é uma tristeza dividida pela metade”. Isso é verdade. Compartilhar e conectar-se com os outros é uma maneira segura de unir nossos corações e curar nossos males. É por isso que quanto mais trabalharmos nossa solidariedade, mais cedo resolveremos nossos desafios sociais e emocionais.

Comente