“Como Faço Para Lidar Com O Sofrimento?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Faço Para Lidar Com O Sofrimento?

O sofrimento que experimentamos se expande para nossa consciência por meio do cérebro, e nossa atitude em relação ao sofrimento, como nos relacionamos com ele, equivale à intensidade do sofrimento.

Portanto, para fazer frente ao sofrimento, temos que perceber, em nossas mentes, que a natureza nos faz sofrer de acordo com o seu plano, que é, em última análise, nos conduzir a um futuro brilhante e positivo. Pela primeira vez na história da humanidade, a natureza nos pega pela orelha, por assim dizer, como se fôssemos crianças em idade escolar, e nos guia para realizar relações positivas, onde descobriremos um mundo de luz e calor.

Quando chegarmos ao destino final para o qual a natureza nos conduz, não experimentaremos mais o sofrimento, porque o sofrimento depende do fato de não vermos nenhum objetivo à nossa frente. Se houver uma meta, ela absorve o sofrimento.

Quando aplicamos certos esforços, podemos experimentá-los como agradáveis ​​ou dolorosos. Não há diferença entre prazer e sofrimento na sensação em si, mas a diferença entre os dois está na ideia a que aderimos. Se sentimos falta de propósito em um determinado esforço – que estamos rumando para um abismo – experimentamos sofrimento. Ao contrário, se imaginarmos que certo esforço nos leva a uma meta em que nos beneficiamos e desfrutamos, ficamos prontos não apenas para suportar o esforço, mas para prolongá-lo e até desfrutá-lo.

Se nós, como sociedade, calibrarmos nossas atitudes para pensar que a natureza nos leva a um futuro harmonioso, à estabilidade e a uma vida sem problemas, e criarmos insumos em nosso meio social, como mídia e arte, que nos projeta tal ideia cada vez mais, seremos capazes de progredir ainda mais em nossas vidas com relativa facilidade. Então, teremos o fim do sofrimento.

Mais cedo ou mais tarde, nos desenvolveremos a um ponto em que progrediremos ativamente nessa direção. Já nos envolvemos em várias guerras e conflitos, onde lutamos até a morte pelo bem do futuro, sob o disfarce de certos valores imaginários que as pessoas inventaram. Hoje, entretanto, exaurimos nossas ideologias criadas pelo homem, e tudo o que nos resta fazer é descobrir como podemos nos adaptar à própria forma de desenvolvimento da natureza.

Ao lutar pela proeminência de várias ideologias feitas pelo homem no passado, acabamos com muito sofrimento e decepção. Hoje, no entanto, se progredirmos no sentido de combinar a interconexão e a interdependência da natureza, finalmente terminaremos com um resultado positivo, livre de sofrimento e decepção.

Então nos encontraremos no estado mais confortável e bem-aventurado, semelhante a estar no ventre de nossa mãe, mas que é na verdade bilhões de vezes maior. É um estado em que nos sentimos totalmente cuidados. Se o alcançamos em nossas vidas, é muito maior do que a sensação no útero da mãe, porque no útero, não temos consciência dos cuidados que nos rodeiam. Ao desenvolver tal estado na sociedade, experimentaremos a sensação de cuidado total com os acréscimos de compreensão, consciência e um sentimento de realização.

Então, experimentaremos como a natureza, a humanidade e tudo no universo e em todos os mundos nos envolvem em uma bondade abrangente. Estamos nos aproximando dessa perfeição e, se não tivéssemos experiência de sofrimento, nunca teríamos consciência disso.

Baseado no vídeo, “Por que experimentamos dor?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.