O Que Fazer Se Você Não Puder Perdoar

627.1Pergunta: Lyudmila escreve: “Como você pode aprender a perdoar uma pessoa que o ofende e não faz nada para ser perdoada?”

Resposta: Eu acho que, é claro, essa é uma barra muito alta, mas começa e termina, em princípio, com o fato de que não vemos uma pessoa na nossa frente, mas a ação do Criador. Portanto, teoricamente, não precisamos ser ofendidos por ninguém. Se nos corrigirmos, corrigiremos todos os outros e veremos o mundo inteiro como gentil e bom.

Tudo depende apenas de nós mesmos, da nossa percepção do mundo. Vivemos em condições ideais, em um mundo ideal, entre pessoas ideais, e tudo o que vejo ao meu redor como vicioso, tudo indica que eu preciso me corrigir.

Pergunta: Podemos assumir que este é um conselho prático?

Resposta: Este é um conselho prático. É verdade que é muito alto, profundo e assim por diante. Mas, em geral, não há outra saída. Essa é a única maneira.

Pergunta: E se você quiser estar mais perto de uma pessoa comum?

Resposta: Não há outro conselho, em relação a alguém mais próximo ou mais distante. Há uma verdade, e ela deve ser posta em prática gradativamente a partir das condições em que nos encontramos, antes mesmo das superiores que nos serão reveladas. Elas serão reveladas e veremos mundos verdadeiramente terríveis, relacionamentos terríveis, estados terríveis, e teremos que corrigi-los, até a correção final.

Hoje chegou a hora de contar às pessoas sobre isso porque não temos outra saída. Não podemos fazer nada, não podemos consertar, não podemos adoçar, nada. Estamos apenas arrastando e arrastando o tempo de correção. E agora precisamos começar a explicar às pessoas que não podemos fazer nada, não podemos consertar os outros ou a nós mesmos.

Pergunta: Nem mesmo nós?

Resposta: Mas isso é bom. Você tem apenas um endereço para o qual deve recorrer, exigir e gritar, e assim verá que só esta oportunidade que existe à nossa frente é a única e bem-sucedida e nos levará à meta.

Pergunta: Então, por favor, me diga o que é “perdoar uma pessoa”?

Resposta: Isso é para se perdoar por tratá-la injustamente, por acreditar que ela é uma fonte do mal. Temos apenas uma fonte do mal. Esta não é nem mesmo o meu egoísmo, mas quem o criou, e aquele que o apoia dessa forma especificamente para que eu me voltasse a Ele, pedisse a Ele, percebesse, e assim nos aproximaríamos da verdade.

Pergunta: Com base em suas palavras, a ignição e o aumento do egoísmo continuarão, aumentarão mais e mais?

Resposta: Sim.

Pergunta: Não há chance de que pare?

Resposta: Por conta própria? Sem chance. A tarefa do Criador é fazer do homem um Homem, Adão. “Adão” vem da palavra “Adomeh, semelhante a Ele. Portanto, devemos nos tornar semelhantes ao Criador. Portanto, Ele faz o que Ele quer, apenas para que precisemos Dele.

Pergunta: De que forma devemos nos tornar semelhantes ao Criador?

Resposta: Na qualidade da bondade absoluta, que gostaríamos de assumir contra o mal que o Criador desperta e manifesta em nós.

Pergunta: O que é bom de acordo com a “opinião do Criador”?

Resposta: Trate o outro com amor.

Pergunta: Muitas pessoas pensam que tratam os outros com amor.

Resposta: Existem graus aqui. Com amor, significa que eu não levo em consideração o meu estado de maneira absoluta, mas coloco o melhor estado do outro em primeiro plano. Ele é o único com quem me importo.

Pergunta: Não sou importante para mim mesmo?

Resposta: Não. E, em princípio, tudo se resume ao fato de que, novamente, olhando para todo o mal no mundo, eu me volto ao Criador para que Ele me corrija. E eu veria o bem em vez do mal.

O Criador nos parece ser a fonte do mal absoluto, mas na verdade, não é assim. Resta-nos apenas pedir-Lhe que nos mude, mude a nossa natureza, que Ele criou especialmente desta forma para que nos esforcemos pela qualidade do bem.

De KabTV, ”Notícias com o Cr. Michael Laitman”, 25/10/21

Comente