O Egoísmo Das Elites E A Impotência Das Massas

273.02Pergunta: O egoísmo do grupo dentro do estado pode primeiro se desenvolver em egoísmo nacional, o que leva a conflitos por motivos étnicos. Então, ele se desenvolve em um estado de egoísmo externo, quando um estado tomado separadamente começa a se considerar especial. Quão correta é a posição em que um país pode assumir a responsabilidade pelo mundo seguindo seu próprio egoísmo? É difícil acreditar que ele realmente se preocupa com o mundo.

Resposta: Naturalmente. Se não corrigirmos uma pessoa, uma massa de pessoas, um povo, um Estado, de acordo com alguns parâmetros de ideais, nunca seremos capazes de cuidar do mundo. Sempre teremos um problema com o fato de que temos que colocar pressão uns sobre os outros, suprimir uns aos outros em um pequeno grupo de pessoas, e em um país, e entre países.

Pergunta: As elites também são um grupo. As elites de hoje em todos os países existem com base em algum tipo de contrato social tácito, em que a maior parte das pessoas assume uma posição em que as vantagens e preferências desse grupo restrito são tidas como certas. O que você pensa sobre isso?

Resposta: Não há nada em que pensar. Na verdade, existe tal e nada pode ser feito a respeito.

Comentário: Mas, em última análise, a maior parte da população mundial pode violar este acordo, eles podem discordar.

Minha Resposta: Como? É totalmente desorganizado, não tem força, capacidade, nem meios, por isso terá que se submeter a isso.

Pergunta: Mas essa massa aceita a regra segundo a qual um grupo restrito de pessoas em cada país usa os principais benefícios, oportunidades econômicas, e todos os outros são forçados a viver de acordo com o que obtêm. E você acha que esse tipo de situação pode persistir por muito tempo?

Resposta: Tem permanecido assim por milhares de anos. Não há escapatória. Não há solução para isso! Aqueles que têm dinheiro e o exército em suas mãos nunca concordarão em desistir de seus privilégios para as massas, enquanto as massas geralmente não têm oportunidade de tomá-los e comandar isso, já que aqueles no poder se cercam das pessoas certas, e o mundo gira para a frente com tanta calma. Por que deveria mudar?

Pergunta: Ou seja, você não acredita na existência de algum tipo de justiça superior que deveria levar as pessoas a algum tipo de uniformidade e disponibilidade de riqueza material. Então, como podemos falar de amor um pelo outro aqui? Como você pode amar seu próximo, que por algum motivo tem mais oportunidades do que você?

Resposta: Isso não depende da riqueza e de quem administra os empreendimentos e divide o dinheiro entre eles. Tudo depende de como as massas vão entender que mudar o mundo consiste em mudar uma pessoa; não depende de religião, dinheiro ou força, mas apenas das próprias pessoas. Portanto, se as pessoas quiserem, poderão mudar o mundo justamente de acordo com suas novas atitudes.

De KabTV, “Conversas” , 01/11/21