O Castigo É Proporcional À Correção

565.01Profetas, Josué, 23:12-13: Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês, e se casarem com eles e se associarem com eles;

Estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.

Trata-se de recompensa e castigo. Além disso, a castigo também é uma recompensa e uma correção; tudo está voltado para uma direção. Não pense que existe algum tipo de proximidade ou separação aqui. Tudo isso leva a pessoa à semelhança com o Criador.

Pergunta: Dizem que não temos permissão para “casar com eles”, o que é uma proibição séria na Torá. O que isso significa?

Resposta: Essa proibição significa que ao longo de vários estágios de desenvolvimento do egoísmo, existem desejos com os quais ainda não podemos trabalhar em prol da doação, e aparentemente os isolamos de nós mesmos. Ou seja, antes da correção, não pode haver combinação de desejos egoístas e altruístas.

Mas depois, como está escrito, “se casarem com eles e se associarem com eles”, porque no final tudo será corrigido.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 30/08/21