Estabelecendo A Rede Certa De Conexões Entre Nós

https://laitman.com/wp-content/gallery/informal-900/laitman_938_02.jpgSobre O Que É A Sabedoria

Essa pergunta vem à mente de todas as pessoas sensatas. Para abordá-la adequadamente, fornecerei uma definição confiável e duradoura: essa sabedoria não é senão uma sequência de raízes que pendem por meio de causa e consequência, seguindo leis fixas e determinadas que se entrelaçam em um único e exaltado objetivo descrito como “a revelação de Sua Divindade às Suas criaturas neste mundo”. (Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”)

Simplificando, a sabedoria da Cabalá estuda as maneiras pelas quais uma pessoa pode atingir o objetivo sublime de se tornar semelhante à força superior. O principal para nós é atingir o estado do Criador, ter atributos semelhantes aos Dele. Nem mais nem menos! Você pode imaginar de que níveis fantásticos de desenvolvimento se trata?! Na verdade, essas são as atribuições que o Criador nos dá e temos que ascender ao Seu nível.

Consequentemente, a sabedoria da Cabalá explora a estrutura e as conexões mútuas dos múltiplos corpos espirituais: como eles dependem uns dos outros, como podem ser revelados uns nos outros, etc. Ao esclarecer e analisar essa dependência, estudamos e exploramos o atributo de doação, o atributo do amor e, assim, estudamos o atributo do próprio Criador.

Na verdade, se você tomar o corpo de um pequeno animal, cuja única tarefa é se alimentar para que possa existir neste mundo o tempo suficiente para procriar e continuar sua espécie, você encontrará nele uma estrutura complexa de milhões de fibras e tendões, como os fisiologistas e anatomistas descobriram, e há muito que os humanos ainda precisam encontrar. Do exposto, você pode concluir a grande variedade de questões e canais que precisam se conectar a fim de moldar e revelar esse objetivo sublime.

Da perspectiva de uma pessoa, o principal não é entender seus atributos, sua natureza, entrar e aprofundar-se nisso, mas estudar as conexões entre nós, como estamos conectados uns aos outros. É porque é realmente essa rede de conexões que nos ajuda a revelar o Criador. Portanto, não me importo com o caráter de meus amigos, com seus atributos internos e, mais ainda, com sua história ou suas vidas, sua família, etc. A única coisa que me importa é a rede entre nós, que é a coisa mais importante para mim.

Mas, para restaurar essa rede, precisamos atrair a luz superior até ela e a luz começará a influenciá-la, restaurá-la e reconstruí-la, para moldá-la corretamente. É assim que determinaremos e identificaremos o Criador.

A rede certa de boas conexões mútuas entre nós, na qual sustentamos uns aos outros, é chamada de Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 18/08/19