As Coisas Inteligentes Nos Tornarão Mais Inteligentes?

273.02Pergunta: Como consequência da pandemia, agora há uma crise crescente na produção de microprocessadores, microchips que estão literalmente em tudo, de carros a telefones. Por um lado, todas as coisas estão se tornando inteligentes; por outro lado, crescem as crises em sua produção.

Portanto, a produção de carros, telefones, etc. está sendo reduzida. Para quem produz microprocessadores, as filas estão programadas para vários anos à frente. Isso significa que as prateleiras das lojas começarão a esvaziar depois de algum tempo; uma escassez global de equipamentos inteligentes está chegando.

Qual é o futuro das tecnologias inteligentes para a humanidade em termos de consumo?

Resposta: Não vejo nada de errado nisso. Claro, não sou a favor de juntar todos os livros e queimá-los. Mas se não estivermos perseguindo microchips em cada geladeira e em cada ferro, não acho que vamos sofrer com isso.

Ao contrário, seremos capazes de dedicar mais tempo à nossa vida cotidiana comum; aprenderemos a receber pequenas alegrias do mundo, da família, dos filhos. Acredito que toda essa tecnologia é um grande fracasso da humanidade em tentar se ocupar com tais brinquedos.

Pergunta: É consumo excessivo. Por outro lado, essa técnica, como que vinda de fora, demonstra para a pessoa a conexão externa das coisas. E se isso não se desenvolver, a conexão mudará para algumas coisas internas?

Resposta: Claro. Por que não voltar para algum lugar do século passado em uma aldeia, com os livros certos, talvez até com o computador certo, mas sem a Internet, sem tudo que entope o cérebro e toma tempo?

Por que não podemos normalmente, calmamente nos cercar de coisas inteligentes que nos tornarão mais inteligentes, e não apenas nos transformar em idiotas usando as realizações de outros que também são inúteis?

Acredito que chegou a hora de fazer uma reavaliação de valores.

Qualquer desenvolvimento sempre dá em alguma coisa. Eu acho que isso também vai dar. O único problema é que, em nosso tempo, muitas pessoas, baseadas em interesses puramente mercantis, estão interessadas em que tudo continue como está. Portanto, não há muita esperança de que a mudança aconteça de forma pacífica. Mas, por outro lado, tenho certeza de que isso vai acabar logo.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 19/10/21