Três Estágios De Desenvolvimento Espiritual

527.03Pergunta: O nível de Nefesh (o primeiro grau espiritual) tem alguma conexão com Ruach (espírito) e Neshama (alma)?

Resposta: Nefesh é o estágio inicial em que devo estar para poder resolvê-lo completamente. Depois de alcançar a conexão completa com o Criador que é inanimado do meu lado, e com certeza sentirei que não há nada além disso, poderei dizer: “Sim, esta é minha mãe, minha mãe natureza! É eterna, perfeita, com um grande plano para o meu desenvolvimento junto com o resto da humanidade”.

Ao mesmo tempo, quero me associar a esse plano, me desenvolver em uníssono com ela, concordo com ela. Então posso nascer e começar meu desenvolvimento mais consciente fora desta mãe.

Tal nascimento caracteriza o grau de minha independência, ou seja, o próximo passo, Ruach, quando começo a me mover um pouco.

Depois disso vem o estágio de Neshamah, que já estou desenvolvendo à minha semelhança com o Criador. Eu, como uma criança pequena, tomo o exemplo Dele, aprendo com um adulto e me torno mais e mais igual a ele na qualidade de doação. Estou aprendendo a sair de mim mesmo mais e mais, a doar, a amar meu próximo.

Tendo aprendido isso, eu entro no mundo de Atzilut. Atzilut é o estágio de completa semelhança com o Criador. Há um sério crescimento e eu compreendo conscientemente quem é o Criador, estou em frente a Ele como parceiro.

Este estado é chamado de união espiritual, fusão: eu ofereço ao Criador todos os meus desejos, e Ele os forma e preenche.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 19

Comente