“Como Uma Pessoa Atinge O Equilíbrio?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanDr. Michael Laitman, no Quora: Como Uma Pessoa Atinge O Equilíbrio?

Existimos na natureza e uma imensa quantidade de fenômenos naturais nos influenciam, como temperatura, pressão, vibrações, ondas, radioatividade, entre outros, e precisamos conviver em equilíbrio com eles.

A lei da física em relação ao equilíbrio é que um organismo que vive em equilíbrio com o meio ambiente está em seu estado mais confortável. Se a temperatura, pressão ou outro parâmetro aumentar ou diminuir, mesmo que um pouco, o organismo se sente mal.

É assim que somos feitos na natureza: podemos existir na natureza dentro de certos limites e, nesses limites, precisamos nos tornar iguais à natureza que nos rodeia. Por exemplo, no inverno, precisamos nos vestir bem para estar em equilíbrio com a natureza, e no verão é o contrário, e assim por diante.

Isso é equilíbrio em relação ao que vemos e sentimos com nossos sentidos. No entanto, existe outra parte imperceptível da natureza. Suas leis estão no nível dos desejos – leis de altruísmo e conexão – e precisamos nos conformar a essas leis para estar em equilíbrio com elas.

O problema é que não conhecemos essas leis. Pensamos que somos boas pessoas neste mundo se doamos, ajudamos os pobres, não incomodamos outras pessoas, pagamos nossos impostos, ajudamos os idosos do outro lado da rua e várias outras ações aparentemente altruístas. Não basta fazer tais atos para equilibrar-se com as leis do altruísmo e da conexão?

Não apenas não basta, mas fazer tais ações não significa nada em relação a observar a lei do altruísmo e da conexão, porque fazemos apenas o que entendemos com nossa mente egoísta, que calcula constantemente na direção oposta do altruísmo. Para alcançar o equilíbrio com a natureza em sua totalidade, precisamos estudar a natureza e aspirar a ser semelhante a ela.

Essa lei de equivalência de forma é a única lei que devemos obedecer. Todos os dias mudamos, crescemos e nos tornamos outra pessoa. Portanto, diariamente – e mesmo a cada momento – precisamos corrigir e ajustar nosso equilíbrio com a natureza.

Como tal, precisamos primeiro aprender o que a natureza exige de nós e, em seguida, verificar se atendemos a essas exigências, a fim de entrar em equilíbrio com a natureza. É para isso que serve a sabedoria da Cabalá. Ela discute o que é a natureza, como funciona, o que e onde estamos nessa natureza, o sentido e os parâmetros em que nos falta correspondência com a natureza e como podemos alcançar o equilíbrio com eles. Aplicando-nos ao método da Cabalá, mudamos progressivamente a nós mesmos e entramos em equilíbrio com a natureza.

Baseado em uma lição com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 31 de julho de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente