Yom Kippur – Não É Uma Tristeza, Mas Uma Celebração

562.01Comentário: Os Cabalistas acreditam que o Yom Kippur não é luto, não é tristeza, mas um nível espiritual muito alto, como uma celebração.

Minha Resposta: Claro que é uma celebração; é celebrar a redenção. Examinando meus problemas e pedindo minha própria correção, posso corrigir minhas ações erradas. Por exemplo, eu não terminei uma coisa certa, fiz algo ruim, etc.

Por que devo chorar? Pelo contrário, devo pedir e ficar feliz por ter a oportunidade de me voltar ao Criador e obter força Dele para me tornar melhor.

Pergunta: O grande Cabalista do século XX, Baal HaSulam escreve: “Não há estado mais feliz no mundo de um homem do que quando ele se encontra desesperado com suas próprias forças”. Quando uma pessoa chega a um estado em que tentou de tudo e só lhe resta uma coisa, se voltar de alguma forma à força superior que ela não conhece, isso é considerado uma celebração, o estado mais exaltado?

Resposta: Este é o melhor estado porque, graças a isso, a pessoa pode se voltar à força superior, se conecta à ela e faz o que ela pede.

Pergunta: Acontece que você só pode se voltar à força superior quando há problemas?

Resposta: Como você pode recorrer a ela quando se sente bem? Como regra, as pessoas se voltam à força superior quando se sentem mal. Somos egoístas; é como fomos criados.

De KabTV, “Estados Espirituais”