Sucot – O Símbolo Do Kli Corrigido

503.02Todos os feriados celebrados pelo povo de Israel derivam da sabedoria da Cabalá. O feriado de Sucot simboliza o Kli espiritual.

Devemos construir a partir de nosso desejo de prazer uma forma que o Criador possa vestir e ser revelado nela e entendermos quem é o Criador, o que Ele quer de nós, e como podemos estar conectados a Ele, como subir de nosso nível da criação, do nível de pó ao nível equivalente ao do Criador.

Para fazer isso, precisamos saber como construir nosso Kli a partir do material do desejo por meio de contração, tela e luz refletida.

A Sucá simboliza o Kli corrigido. É uma construção que serve de modelo para o nosso vaso espiritual interior. Portanto, há um costume no feriado de Sucot de construir uma estrutura não dentro de nosso coração ou na união de corações, mas de construir uma Sucá em uma forma externa como o símbolo de um coração corrigido, uma alma corrigida.

A Sucá é construída com o material natural mais simples. Para sua construção, você não pode usar ferro ou concreto, mas apenas madeira, pedras, galhos ou folhas – tudo o que a terra oferece. É assim que construímos nosso Kli corrigido, a alma, na forma de uma cabana, uma Sucá; como em uma brincadeira de criança, construímos o estado espiritual desejado na forma material.

Com base nos detalhes da construção da Sucá descrita pelos Cabalistas, podemos entender o que é uma alma, de que é feita; e por quais estados ela passa. Baal HaSulam e o Rabash eram muito sensíveis a este feriado e cuidavam de construir uma boa e bela Sucá porque ela identifica a atitude de uma pessoa para a correção de sua alma.

Sucot simboliza que alcançamos o Kli corrigido no qual existem quatro estágios, as quatro paredes da Sucá.  E o Masach para o desejo de desfrutar, chamado Schach, é o teto da Sucá . E nós estamos dentro da Sucá, dentro da alma, e nada permanece fora porque corrigimos a alma inteira e nos unimos dentro dela com o Criador.

Durante os sete dias de Sucot, convidamos pessoas, as sete Sefirot, para a Sucá. Keter, Hochma e Bina estão acima do telhado da Sucá, e as Sefirot Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut estão sob o telhado. É assim que celebramos a entrada da luz do grau de GAR a VAK no corpo da alma.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/09/21, “Sucot

Comente