Por Que Alguns Se Tornam Cabalistas Enquanto Outros Se Tornam Filósofos?

88Pergunta: O fato de que os antigos filósofos Aristóteles, Platão e, posteriormente, Spencer aprenderam muito da Cabalá é evidenciado pela menção em suas teorias de que a comunidade humana é um organismo vivo no qual tudo está interconectado.

Por que aconteceu que alguns se tornaram Cabalistas e alcançaram o mundo superior, enquanto outros permaneceram filósofos?

Resposta: Se uma pessoa inicialmente tem um ponto em seu coração, isso a puxa para entrar no mundo superior em seus sentidos. E se esse ponto ainda não despertou nela, significa que ela ainda não tem um embrião que se manifeste desde dentro, esse instrumento espiritual, esse órgão de sensação do mundo superior. Portanto, ela desenvolve uma atitude em relação ao mundo superior por meio do entendimento.

É assim que surge a filosofia, que se constrói apenas sobre construções abstratas de algumas formas, todos os tipos de raciocínios, mas, em nenhum caso, sobre uma penetração explícita, sensorial, cognitiva nessa matéria, porque não têm nenhuma ligação com ela.

Pessoas que têm um ponto em seu coração e se esforçam pela sensação do mundo superior passam por estágios muito sérios de sua própria correção porque precisam se tornar como o mundo superior em suas propriedades: passar da propriedade de recepção para a propriedade de doação, da propriedade do ódio à propriedade do amor.

Essa é uma tragédia interior muito difícil que a pessoa experimenta para atingir tal estado depois de muitos anos de trabalho sério e persistente em si mesma. E não é o mesmo trabalho que na filosofia ou em outros métodos onde prevalece o autocontrole. Aqui, a atração de uma força superior especial, chamada de luz superior, é realizada, o que nos corrige.

Aquele que faz isso se torna um Cabalista. Ele sente, vê e conhece claramente o mundo superior, o sistema superior que nos controla. E aquele que não consegue desenvolver em si essas propriedades, visto que seus rudimentos ainda não apareceram nele, os quais, talvez, apareçam no próximo ciclo ou após vários ciclos, torna-se um filósofo. É assim que a humanidade se desenvolve.

Doe KabTVm “Close-Up. Buscadores”