“Onde Está Greta Thunberg?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Onde Está Greta Thunberg?

Parece que o mundo está no caminho certo para limpar a indústria automotiva das emissões poluentes. Todos estão correndo para criar carros limpos, sejam motores movidos a bateria ou hidrogênio, e se deleitarem com sua limpeza.

Mas o álibi verde esconde uma verdade suja: emissão zero não significa poluição zero. A mineração de materiais terrestres raros necessários para motores de emissão zero, a construção de estações de recarga e a logística complexa em torno das indústrias “limpas” terá um grande impacto na Terra. No final, os únicos que ganharão com a “revolução limpa” são os magnatas que a estão vendendo para nós e os funcionários do governo que os aplacam por suas próprias razões.

Onde está Greta Thunberg atualmente? Como o resto dos peões na batalha por riqueza e poder, os “cavaleiros do clima” a mandaram de volta ao esquecimento assim que terminaram de usá-la. É tudo jogo de poder entre grandes corporações, mas o meio ambiente e o clima não são da conta de ninguém.

Mesmo se mudarmos para a energia eólica ou a energia das ondas do mar, não acredito que iremos ganhar muito. Teremos que pagar por isso em outro lugar.

Por isso, acho que o ponto crucial do problema não são as emissões, mas nosso comportamento em relação à natureza e ao próximo. É aqui que podemos produzir resultados positivos e duradouros. Se pudéssemos nos comunicar uns com os outros positivamente, poderíamos parar a loucura do desenvolvimento excessivo que fabrica produtos desnecessários e prejudiciais.

Se pudéssemos desacelerar um pouco, não precisaríamos queimar tanto combustível para derrotar os concorrentes em uma corrida pela riqueza que não deixa ninguém feliz. Só se percebermos que nossa felicidade depende da qualidade de nossos relacionamentos, e não do preenchimento de nossas contas bancárias, seremos capazes de parar um pouco, pensar e reconstruir nossa civilização de uma forma que contribua para a natureza, para a humanidade, e para cada um de nós.