Egoísmo Enganador

962.3Profetas, Josué, 8:1: E o Senhor disse a Josué: Não temas, e não te espantes; leve todas as pessoas da guerra com você e levante-se, vá até Ai. Veja, Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, e seu povo, e sua cidade, e sua terra.

Pergunta: Na verdade, a cidade foi tomada por engano. Por que é necessário trabalhar com o egoísmo por meio do engano? Por que você não pode fazer isso diretamente?

Resposta: Porque o egoísmo está certo: ele quer desfrutar, receber. Não engana ninguém. Leva a pessoa ao prazer, a realiza. É por isso que é tão difícil para nós desistir.

Devemos agir por engano, por roubos: para atrair os guerreiros da cidade de Ai que estão dentro de nós. E acontece que sempre estamos agindo de forma indireta e má. Caso contrário, o egoísmo não pode ser derrotado.

Pergunta: Como podemos descobrir o que é verdadeiro e o que é falso?

Resposta: Verdade é algo que vem do Criador e deve prevalecer no final. Mentira é tudo o que trabalha contra ela. No entanto, tudo é relativo. Quem disse que receber é mau e dar é bom? Existem filosofias e métodos completamente diferentes onde o oposto é verdadeiro. E elas falam totalmente com o coração.

Pergunta: Ou seja, a verdade é compreendida apenas se houver uma conexão com o Criador?

Resposta: Se o Criador está acima disso e diz que é verdade, devemos aceitá-lo, vamos descobrir que isso é realmente a verdade e no final de nossas ações.

Pergunta: Como posso ouvir o que o Criador diz? Como posso me aproximar dessa verdade?

Resposta: Você deve começar a agir como Ele diz, isto é, agir de forma antiegoísta, e gradualmente verá um significado interno profundo e superior nisso.

Pergunta: Esse é um postulado correto: se meu egoísmo se sente mal, ele é bom?

Resposta: Em geral, sim. Mas não estamos falando de autotortura ou qualquer tipo de tormento.

É necessário trabalhar muito bem com o egoísmo, de forma agradável e direta. E o engano deve ser baseado no fato de que eu o engano da mesma forma que engano uma criança quando lhe dou um remédio doce. Apenas dessa maneira. É por isso que não sinto que estou enganando, que estou transgredindo algo.

Pergunta: Quando dizemos que devemos odiar nosso egoísmo, o que queremos dizer?

Resposta: O egoísmo deve ser odiado apenas porque é dirigido contra o Criador e se interpõe entre mim e Ele.

Ao mesmo tempo, devemos respeitá-lo. O egoísmo é considerado um anjo, a força do Criador, então não há como ir a lugar nenhum. Como resultado, respeito e ódio são combinados. Você só precisa aprender a trabalhar corretamente com o ego.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno“, 19/07/21