Desejo A Vocês Uma Boa Entrada No Livro Da Vida

293.2No Ano Novo, desejamos um ao outro uma boa entrada no Livro da Vida. De acordo com a tradição, todas as ações humanas são registradas no céu. Queremos ser registrados no bom livro dos justos e não no livro dos iníquos. Portanto, desejamos isso um ao outro quando desejamos um feliz ano novo.

Na oração de Rosh Hashaná, há palavras: “Feliz é o homem que não se esquece de Ti”. O que não devemos esquecer? Não devemos esquecer o amor um pelo outro e a conexão. Afinal, a regra principal da Torá é amar o seu próximo como a si mesmo. Especialmente em Rosh Hashaná, no início do novo ano, queremos que tudo seja embebido em mel, doce, gentil e bom e desejamos um bom ano um ao outro.

Ao nos aproximarmos uns dos outros, nos aproximamos da força superior, do Criador. Se falhamos em fazer isso no ano passado, então queremos chegar a isso no novo ano, nos aproximando um do outro e, por meio disso, nos aproximando do Criador, que é a coisa mais importante.

A essência de Rosh Hashaná é coroar o Criador como o único governante neste mundo. É claro que o Criador é uma força única e especial agindo em toda a realidade, e este é um fato que não requer nosso consentimento.

No entanto, por outro lado, nós mesmos queremos sentir que o Criador é a maior força do mundo, que determina tudo. Queremos ser Seus servos, que cumprem Suas ordens sem questionar.

Queremos que o Criador governe o mundo inteiro, isto é, cem por cento sobre todos os nossos desejos. É o que consideramos um bom ano novo para nós.

De KabT, “O Mundo”, 24/08/21