Todos Podem Estudar Cabalá

939.02Pergunta: Por que existe uma opinião de que as mulheres não devem aprender a Cabalá?

Resposta: A Cabalá em geral não era ensinada a ninguém. Ao longo dos milênios de seu desenvolvimento, ela era usada apenas por um pequeno período de tempo, cerca de 3.500 anos atrás. Desde então, deixou de ser praticada por pessoas.

Com a destruição do Primeiro Templo, a Cabalá caiu em desuso. Ela só existiu por várias décadas durante a peregrinação no deserto no caminho do Egito para a terra de Israel.

Com a destruição do Primeiro Templo, ela já começou a erodir do povo e, após a destruição do Segundo Templo, quase parou completamente de ser compreendida e permaneceu apenas como um destino para Cabalistas individuais.

Mas, pelo que estudamos, fica claro que, por um lado, esse é o caminho do desenvolvimento individual quando uma pessoa – homem ou mulher – entra individualmente em contato com outras criando um grupo comum.

Nele, de acordo com um determinado método, elas alcançam um contato espiritual interior completo, elevam-se acima de seu “eu” e começam a se sentir como “nós” em vez de “eu”. Ou seja, “nós” é o seu “eu” comum e coletivo E nesse “eu” coletivo, nessa conexão multifacetada entre elas, elas veem uma nova força, uma nova qualidade – a qualidade de doação e amor mútuos.

De KabTV, “Videoconferência”

Comente