“Precisamos Vencer A Corrida (Contra Nós Mesmos)” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Devemos Vencer A Corrida (Contra Nós Mesmos)

Estamos vivendo tempos difíceis, sem dúvida. Parece que estamos em conflito com tudo e todos: membros da família, colegas de trabalho, dentro dos países, entre países, contra a natureza e, geralmente, para onde quer que olhemos, existe o caos. A única maneira de restaurar a ordem em nossas vidas é chegar à fonte que lança esses desastres e fluir no fluxo para onde deve ir, em vez de jorrar por todo o lugar e afogar tudo à vista.

Se procurarmos a nascente, não a encontraremos em nenhum lugar, já que não está em nenhum lugar fora de nós ou dentro de nós; é entre nós. O ponto crucial do problema é que nos tratamos com ódio. Entre familiares, colegas de trabalho, dentro dos países, entre países, contra a natureza e, geralmente, para onde quer que olhemos, o ódio dá o tom. O ódio destrói e, quando dá o tom em todos os lugares, destrói tudo.

Uma visão da área após a enchente em Erftstadt-Blessem, Alemanha, 16 de julho de 2021

Imagine como as pessoas se sentiriam umas com as outras se todos decidissem juntos acabar com o inimigo comum, com o ódio mútuo entre eles? Compreensivelmente, todo mundo que odeia sente que há uma base sólida para o ódio. Mas se todos odiarem, haverá destruição total e todos perderão. Portanto, somente se todos decidirem cultivar amizade em vez de inimizade, superar nossas justas causas e declarar que o ódio é nosso inimigo comum, será possível reverter a trajetória do mundo em direção à destruição em massa da humanidade.

As crises não estão apenas nos mostrando que odiamos; também são o nosso melhor e, na verdade, apenas o ímpeto para nutrir amizade e harmonia entre nós. Sem a sensação de que estamos deslizando desamparadamente em direção a um precipício, não seremos motivados a fazer nenhuma mudança. Portanto, embora as crises sejam necessárias para nos motivar, quanto mais cedo nos motivarmos e começarmos a mudar nossas relações, menor será o preço que teremos que pagar por nosso ódio.