“Por Que O Criador Esconde A Verdade” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Por Que O Criador Esconde A Verdade

A sabedoria da Cabalá descreve o Criador como uma força, ou uma qualidade de benevolência absoluta, uma qualidade de dar. Naturalmente, uma qualidade de dar absoluto deseja dar absolutamente tudo. Também, naturalmente, dar absoluto significa dar tudo, incluindo até mesmo a natureza do Criador, ou seja, a qualidade de dar.

Mas para dar, você precisa de um receptor. Portanto, a qualidade de dar criou um receptor absoluto, o ser criado, que deseja receber tudo e, portanto, deseja ser como o Criador, ou seja, um doador. Se parece haver um problema aqui, você está certo, há: queremos tanto receber, que no final, nos dá vontade de ser doadores.

Quando olhamos para o nosso mundo, não vemos que a qualidade de dar governa o mundo, e não vemos que os seres criados, ou seja, nós, somos receptores absolutos, que não podemos fazer nada a menos que seja, em última instância, para nosso próprio benefício. Há uma boa razão para isso: se víssemos quem somos, que o egoísmo está destruindo tudo em nosso mundo, imediatamente desejaríamos nos tornar doadores também. Seria a conclusão óbvia e, de fato, a única conclusão a ser tirada.

No entanto, ao fazer isso, não estaríamos escolhendo ser doadores, seríamos forçados a fazer isso ao ver o dano do nosso egoísmo. Não teríamos escolha e estaríamos realmente dando para nosso próprio bem, novamente. No final, seríamos desprovidos de liberdade de escolha e incapazes de adquirir a verdadeira qualidade de dar. É por isso que o Criador, a qualidade de dar, esconde de nós a verdade sobre nossa natureza e sua oposição da natureza do Criador do mundo. Ele faz isso para o nosso próprio bem: para nos dar liberdade de escolha.

No entanto, se desenvolvermos a bondade, construindo uma sociedade que recomenda unidade e união, aprenderemos gradualmente sobre nossa natureza e a natureza do Criador. Isso nos permitirá comparar e fazer a livre escolha de ser doadores em vez de receptores. Quanto mais trabalharmos nisso, mais melhoraremos nossa sociedade e, portanto, nossas vidas.

Atualmente, vemos que o mundo está se deteriorando em anarquia. Não podemos ver o porquê, uma vez que a verdade está escondida de nós, mas isso está acontecendo por causa do nosso egoísmo, que estraga tudo que tentamos construir. Por causa dessa ocultação, vemos os problemas que o ego está causando como incidentes separados, uma vez que não podemos ver a causa comum por trás deles.

A sabedoria da Cabalá ensina sobre essa causa comum e a solução comum de se tornar doador. Para não nos negar nosso livre arbítrio, os livros de Cabalá foram escondidos por séculos. Mesmo depois de revelados, eles foram encontrados de maneiras estranhas e misteriosas. Por exemplo, O Livro do Zohar, o livro principal da Cabalá, foi descoberto quando um homem comprou peixe no mercado e descobriu que os pedaços de papel de papiro que os envolviam continham um texto desconhecido. Outro exemplo é o ARI, o grande Cabalista do século XVI, cujo ensino é a base para a Cabalá contemporânea. Ele não escreveu uma palavra, mas sim seu discípulo, Chaim Vital, e seus escritos foram divididos entre vários de seus herdeiros após sua morte. Mais tarde, esses escritos foram desenterrados dos túmulos dos herdeiros e compilados em livros, que eram naturalmente muito desorganizados.

Hoje, os problemas estão se acumulando em todo o mundo a uma taxa que logo nos fará buscar uma causa comum. Mas hoje, nosso egoísmo é tão potente que não é mais necessário esconder a verdade. Portanto, quanto mais cedo começarmos a trabalhar para nos tornarmos doadores, mais cedo mudaremos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor, e reverteremos a queda do mundo em direção ao caos absoluto.