Escolha De Acordo Com O Que?

546.03Baal HaSulam, “A Liberdade”: Além disso, até mesmo determinar o tipo de prazer e benefício estão inteiramente fora de sua própria livre escolha, mas segue a vontade dos outros, como eles querem, e não ele. Por exemplo: sento-me, visto-me, falo e como. Faço tudo isso não porque quero me sentar assim, ou falar assim, ou me vestir assim, ou comer assim, mas porque os outros querem que eu me sente, me vista, fale e coma assim. Tudo segue o desejo e a fantasia da sociedade, e não minha própria vontade.

A sociedade determina totalmente o nosso livre arbítrio. Se você for para a China, por exemplo, e viver lá por 20 a 30 anos, começará a compartilhar gradualmente seus gostos e a ver as coisas e a pensar como elas.

Além do mais, faço tudo isso de acordo com a maioria.  Claro que a maioria tem um impacto sobre nós e não indivíduos únicos.

É mais confortável para mim me comportar de maneira simples e livre, mas sou escravizado em cada movimento que faço e preso por correntes de ferro aos gostos e maneiras dos outros que compõem a sociedade. Então, onde está meu livre arbítrio?

Não há liberdade nas estruturas de que falamos.

Como sou operado, no entanto, sem saber e sem escolha, não há espaço para recompensa e castigo.

O que pode ter recompensa ou castigo se somos constantemente forçados a nos comportar da maneira que nos comportamos? Se o Criador me criou do jeito que sou, não posso fazer nada a respeito. Não importa o quanto eu tente, mesmo se eu tentar mudar a mim mesma dezenas de vezes e virar de cabeça para baixo, tudo ainda é feito por Ele e Sua natureza.

Então, inicialmente (mesmo antes de eu nascer) e quando eu tiver concluído tudo, tudo são ações Dele dentro de mim, e não tenho nenhum livre arbítrio.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 12/05/19