“O Que É O Ódio?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É O Ódio?

O ódio é tudo que não me beneficia.

Embora seja uma qualidade negativa, ela tem um aspecto positivo porque com sua ajuda podemos verificar o que precisamos mudar em nós mesmos. Estamos rodeados por uma humanidade, um mundo e uma natureza que devemos tratar com amor absoluto. Se nos relacionamos com qualquer pessoa ou coisa por ódio, isso significa que não temos equilíbrio com a natureza: ser tão amoroso, generoso, atencioso e gentil quanto a natureza.

O verdadeiro ódio vem à tona enquanto caminhamos em direção ao amor. Se desejarmos progredir e nos tornar tão amorosos quanto a qualidade da natureza, descobriremos como odiamos os outros. Por meio dessa revelação, recebemos clareza sobre o que precisamos corrigir dentro de nós mesmos para chegar a um estado de amor.

Quanto mais a humanidade se desenvolve, mais vemos expressões de ódio crescente. O ódio é uma liberação natural e fácil de nossa natureza humana interior, e as explosões ácidas em todas as redes sociais e de massa, e eventos como tiroteios em massa, são todas expressões desse ódio que vem à tona cada vez mais. Em todos esses casos, apenas nossas qualidades negativas se manifestam, uma vez que ainda temos que adquirir as qualidades positivas da natureza além de nosso egoísmo inato e, portanto, buscamos apenas usar os outros para benefício próprio.

Nossa natureza humana egoísta está por trás de todo o nosso ódio, e precisamos corrigi-lo para que se transforme em amor. Podemos passar por essa transformação necessária do ódio ao amor com a ajuda da educação que enriquece a conexão – que ensina como nos conectar acima de nossos impulsos odiosos e divisivos – e da força positiva da natureza que descobrimos por meio dessa educação.

Baseado em KabTV, “Notícias com Michael Laitman”, 13 de março de 2017. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente