“Israel Está Tecnicamente Se Tornando Um Estado De Apartheid?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Israel Está Tecnicamente Se Tornando Um Estado De Apartheid?

Não estou interessado em todos esses rótulos que as pessoas aplicam a Israel. Minha visão de Israel é guiada exclusivamente por fontes Cabalísticas autênticas que venho estudando há mais de quarenta anos.

No entanto, levando em consideração a grande quantidade de árabes na sociedade israelense que compartilham direitos iguais aos cidadãos israelenses, que você encontrará estudando em universidades e em toda uma gama de profissões respeitadas, como advogados e médicos, eu não consideraria Israel um Estado de Apartheid. O Apartheid é algo completamente diferente.

No entanto, as várias categorias em que as pessoas colocam Israel não importam para mim. O que importa é a necessidade crescente do povo de Israel de perceber seu papel no mundo: de se unir (“ame o seu próximo como a si mesmo”) e ser um canal para a unidade se espalhar pelo mundo (“uma luz para as nações”).

Se o povo de Israel observasse essa condição, tanto o povo de Israel quanto o mundo experimentariam um novo tipo de harmonia, paz e felicidade em suas vidas. Se o povo de Israel falhar em fazer qualquer movimento em direção a mais unificação entre si, a atitude em relação a Israel continuará piorando.

Se você definir Israel como um estado de “Apartheid” ou “terrorista”, não faz diferença porque isso não mudará a realidade. O que importa é a nossa atitude para com a lei da natureza que tudo determina: aprender como ela determina tudo e como somos em relação a ela.

Eu preciso perceber que, como judeu, acendo o ódio que os outros têm por mim. Em outras palavras, se eu não conseguir me conectar positivamente com os outros, começando por uma conexão positiva com o povo de Israel, estimulo o enorme ego humano – o desejo de desfrutar às custas dos outros – que traz divisão e ódio para humanidade. Consequentemente, o sentimento negativo em relação a Israel e ao povo judeu cresce de um dia para o outro, levando a decisões que são baseadas neste ódio crescente. Portanto, o que devo lutar se eu mesmo suscito esse ódio contra mim?

Tudo o que vejo nesse estereótipo negativo de Israel é que deixamos de agir como devemos. Não atribuo nada aos críticos e odiadores de Israel. Se o povo de Israel operasse de acordo com o que o tornou o povo de Israel para começar – um grupo que visa aumentar a unidade de acordo com “ame o seu próximo como a si mesmo” a fim de espalhar unidade e amor para o mundo – o mundo responderia positivamente a Israel. Ao se unir e gerar uma força positiva entre si, os povos em todo o mundo sentiriam uma sensação muito mais harmoniosa, equilibrada, feliz e confiante emergir dentro deles, uma miríade de problemas e crises diminuiriam, e a atitude em relação a Israel também se inverteria de uma cada vez mais negativa — como é atualmente — para aquela que respeita e ama as pessoas que trazem unificação e bondade para o mundo. As nações do mundo são como uma sombra das ações do povo de Israel.

“A nação israelense seria uma ‘transição’. Isso significa que na medida em que Israel se purifica … eles passam seu poder ao resto das nações” – Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), “O Amor do Criador e o Amor dos Seres Criados”.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.