Quando A Qualidade De Israel Se Manifesta

607Zohar para todos, Shemot, Item 17 – 18: O que é, “E Ele veio dos dez mil santos”? Quando o Criador desejou dar a Torá a Israel, os acampamentos dos anjos superiores vieram e disseram: “Ó Senhor, nosso Senhor, quão glorioso é o Teu nome em toda a terra, cuja majestade é ensaiada acima dos céus”. Eles pediram que a Torá fosse dada a eles e não a Israel. O Criador disse a eles: “Existe morte em vocês? Está escrito na Torá: ‘Quando um homem morre em uma tenda’, e ‘Se um homem cometeu um pecado digno de morte, ele foi condenado à morte’. Existe pecado em vocês que vocês precisam de Dinim [julgamentos]? Existe roubo ou furto em vocês, como está escrito: ‘Não roubarás’? Existem mulheres entre vocês, como está escrito: ‘Não cometerás adultério’? Há falsidade em vocês, como está escrito: ‘Não dirás falso testemunho contra o teu próximo’? Há ganância em vocês, como está escrito: ‘Não cobiçarás’? Por que vocês desejam a Torá?”

Pergunta: A propriedade chamada Israel parece ser a propriedade mais elevada. Ao mesmo tempo, o Criador se volta para os anjos e diz: “A Torá não é para vocês porque vocês não têm propriedades como: ‘não roubarás’ ou ‘não cometarás adultério’, mas as pessoas sim. Então, eu dou a Torá para elas”. Se for assim, por que Israel é considerado a propriedade mais exaltada?

Resposta: A propriedade de Israel aparece em uma pessoa quando a luz superior vem a ela e uma contradição interna desperta entre quem ela é e quem é o Criador. Qualquer pessoa no mundo que começa a estudar Cabalá logo começa a sentir o quão longe está de ser o “justo” que costumava se justificar.

Não importa se ela matou ou roubou. Ela ainda se justificou ou não teria cometido tais atos. Ou seja, não importa se é uma ação boa ou má. Eu sempre me justifico dizendo que todo mundo assalta ou rouba. Ou tive que fazer isso porque era deveria ser ou porque nasci assim, etc.

Uma vez que uma pessoa não consegue se justificar, ou seja, que ela tem uma lacuna entre quem ela é e quem ela gostaria de ser, a diferença entre o estado existente e o desejado, ela passa a ter um objetivo: eu gostaria de estar em outro nível, gostaria de viver de forma diferente”.

Então ela é chamada de Israel – direcionado diretamente ao Criador, em ser semelhante a Ele. Agora você já pode falar com ela. Esse tipo de pessoa precisa de força para mudar a si mesma.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar”  # 9