“Qual É O Significado E A Importância Do Êxodo Do Egito?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Significado E A Importância Do Êxodo Do Egito?

Pessach descreve a salvação do exílio no Egito, ou seja, do período de escravidão aos nossos desejos egoístas chamados “Egito”, o sentimento crescente de angústia que desenvolvemos naquele estado, e sua saída após chegar a um sentimento intolerável de que não podemos sair de desejos egoístas, mas sentimos uma necessidade extrema de fazê-lo.

Quando sentimos esses opostos, as águas do Mar Vermelho (em hebraico, é chamado de “Mar Final” [“Yam Suf”]) se abrem e nós o cruzamos.

Não temos ideia de como isso se desenrola. Por um lado, é considerado milagroso, mas, por outro lado, ocorre depois que alcançamos o desespero por nossa própria incapacidade de superar nossos desejos egoístas. É por isso que é conhecido como uma fuga à noite, na escuridão. A escuridão simboliza nossa falta de autoconfiança, ou seja, nossa incapacidade de sair de nossos egos por nós mesmos. Simplesmente não entendemos como poderíamos sair do controle de nossos desejos egoístas, que são nossa própria natureza humana, visto que nos descobrimos impotentes para fazer isso com nossas próprias forças. Além disso, não podemos entender como poderia haver outra força na realidade que pudesse de alguma forma mudar nossa natureza. No entanto, é precisamente essa força superior que se revela e que nos muda.

É por isso que o êxodo do Egito, ou seja, a saída do controle de nossos desejos egoístas, é considerado milagroso. É um ato realizado em nós pela força superior, acima de nossa natureza egoísta, em resposta à necessidade que nos preparamos para esse êxodo em nosso nome.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.