Pessach – O Feriado Do Início Da Correção

749.02Estamos nos aproximando do feriado de Pessach, que simboliza o início da correção. Tudo começa com o êxodo do Egito, após o qual ocorre a entrega da Torá.

As correções são possíveis apenas em uma pessoa que já passou pelo exílio egípcio. A criação começa com o pecado da Árvore do Conhecimento e a quebra da alma, e então o processo de sua correção começa.

Portanto, é claro que, antes de tudo, precisamos reconhecer o mal, para esclarecer o estado em que nos encontramos após a quebra da Árvore do Conhecimento onde a alma foi dividida em muitas partes que agora precisamos reunir. E isso apesar do desejo de receber egoísta, que até agora governa entre nós.

Assim, acrescentamos à alma, que estamos restaurando, toda a inclinação ao mal revelada, ou seja, a força da luz que uma vez encheu a alma e causou a separação de cada parte das demais. Quando as conectamos novamente, trabalhando contra a força da luz que estava enchendo a alma e agora se tornou hostil a ela, alcançamos as qualidades do Criador e as qualidades da criação corrigida.

No entanto, tudo isso começa com o reconhecimento da maldade do estado em que estamos agora, com a revelação do egoísmo que reina entre nós: rejeição, ódio, incompreensão e esclarecimento, em que medida todos estão imersos apenas em si mesmos e não são capazes de sair de lá. Tudo isso é o primeiro e necessário estágio no caminho de estudar o Criador.

Devemos perceber todos os artigos sobre Pessach apenas em relação à nossa separação e conexão. Quando nos afastamos um do outro, as forças do mal surgem e revelam o sentimento de exílio em nós.

Então, podemos imediatamente falar sobre conexão e correção, e a redenção começa. Ou seja, precisamos ver tudo à luz do exílio e da redenção, distanciando-se e aproximando-se, a revelação da quebra e sua correção.

Da Lição Diária de Cabalá, 08/03/18