“O Que Maror Simboliza?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Maror Simboliza?

Quando iniciamos o caminho espiritual, tudo parece muito atraente e interessante. Nós nos tornamos estimulados por um novo senso de propósito na vida e compreendemos que grandes realizações e revelações nos aguardam.

Depois de algum tempo no caminho espiritual, alcançamos a compreensão do que a espiritualidade significa – dar, doar e amar os outros – e entramos em um período difícil onde a atração espiritual inicial diminui e nos sentimos confusos e rejeitados pela noção de espiritualidade.

Este último período é conhecido como Maror (erva amarga).

Como é possível suportar o período de Maror? As sensações sombrias deste período vêm até nós para que permaneçamos presos no caminho e objetivo espiritual, aguçamos nossos sentidos e, finalmente, entramos em uma nova dimensão e atingimos um novo sentido para perceber e sentir a realidade.

A fim de permanecermos encerrados no caminho espiritual e na meta, precisamos fazer parte de um ambiente de suporte espiritual, que incentiva, ajuda e aumenta a importância da meta espiritual de amor, doação e conexão acima de todas as metas corporais transitórias em nossas vidas que podem parecer ainda mais atraentes à medida que fornecem prazer instantâneo, apesar de tal prazer ter vida curta.

Este período de Maror do caminho espiritual é quando várias pessoas o deixam, e o único conselho para alcançar o outro lado da escuridão e do desagrado de tal estado é participar de um ambiente de apoio espiritual que aumenta a importância da meta espiritual acima de tudo. É por isso que está escrito que heróis (heróis, [em hebraico, “Giborim”], como aqueles que superam [em hebraico, “Mitgabrim”] o ego) emergem desse período, por não ter outra escolha, e por sentir um senso de responsabilidade mútua para com todos no ambiente de suporte espiritual – que cada um depende um do outro a fim de aumentar a importância da espiritualidade (amor, doação e conexão) sobre a corporeidade (o desejo de benefício próprio).

Portanto, aqueles que se estabelecem no caminho espiritual – para se mover em direção ao amor, doação e conexão positiva com os outros, desvinculados do interesse próprio egoísta – alcançam o que é chamado de “o caminho da saída do exílio (ou seja, a escuridão de viver em prol de objetivos corporais autodirecionados) para a Terra de Israel (ou seja, para a conexão com a força espiritual de amor, doação e conexão)”.

Maror é a realização objetiva. Para o ego humano, Maror é doce, saboroso e agradável. No entanto, quando queremos espiritualidade, descobrimos tanta doçura quanto amargura. Ou seja, descobrimos como queremos alcançar o amor, a doação e a conexão positiva entre as pessoas, mas isso é impossível porque nossa natureza egoísta, desejando constantemente prazeres autodirecionados, está no caminho.

Portanto, o principal trabalho espiritual no Egito (ou seja, enquanto imersos em nossos desejos egoístas) é mastigar Maror. É a sensação de ser incapaz de sair do Egito (o ego) e o esforço constante para manter o desejo e a oração para alcançar a meta espiritual. Se permanecermos presos no caminho espiritual e na meta enquanto suportamos tal estado, nosso desejo espiritual se transforma em um verdadeiro anseio por ajuda da força superior para nos dar sua natureza espiritual: amor, doação e conexão.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.