O Mandamento: “Eu Sou o Senhor, Teu Deus”

610.2Pergunta: O primeiro mandamento diz: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”. Quem é Deus? O que é?

Resposta: É a força mais elevada, inteligente, onipotente, eterna e perfeita da natureza.

Atribuímos isso apenas à natureza do nosso mundo porque não vemos mais. Na verdade, ela preenche tudo, inclui todo o programa da criação: o início, sua meta, sua realização e seu fim.

Tudo isso junto é chamado de Criador, e apenas em relação a nós.

Não podemos falar sobre o Criador, sobre Deus, sobre a força superior, que Ele é onipotente, eterno, ou dar a Ele quaisquer epítetos que quisermos. Eles precisam ser interpretados, discutidos, o porquê são exatamente assim e não diferentes, o porquê existem tantos deles.

Portanto, sem prestar atenção a esses nomes, podemos falar sobre Ele, mas apenas em relação a nós mesmos, pois as grandes almas, os Cabalistas, O conheceram e nos falaram sobre Ele.

Pergunta: Como consequência do mandamento “Eu sou o Senhor teu Deus”, o ato da Criação: “E Deus disse: ‘Haja luz’, e houve luz” ocorre. Qual é a conexão entre eles?

Resposta: A manifestação do Criador de cima para baixo em relação a nós no ato da Criação é a manifestação da luz do mundo infinito, que constrói para si um vaso. Esse vaso é a criação original.

Ainda está longe da criação que deveria ser criada porque é como uma semente e não está claro se algo se desenvolverá a partir dela. Mas contém quase tudo, exceto matéria. Portanto, deve estar, por assim dizer, recheado de tudo o que é necessário.

Mas todas as informações, absolutamente todas as suas propriedades, tudo o que é chamado de “Ele mesmo” está neste recipiente.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 10