Nomes Do Criador – A Medida Da Ascensão Espiritual

95Pergunta: O que se deve fazer se, por exemplo: para você, o Criador é bom, mas para mim, Ele é terrível. Isso significa que o Criador é totalmente diferente para nós?

Resposta: Claro. O Criador é diferente para cada pessoa e a cada momento.

A Cabalá explica isso de forma muito simples: a luz superior está em repouso absoluto. Não há mudanças nela, mas ela pressiona toda a criação, e cada elemento da criação chama o Criador por nomes diferentes.

Além do mais, não chamamos aleatoriamente o Criador de o bom que faz o bem, o mal, teimoso, ou quaisquer nomes que possamos dar a Ele. Eles simplesmente indicam a maneira como O percebemos. Ou seja, é necessário fazer correções aqui.

O Criador é o absoluto. Se eu sinto que Ele é mau, isso significa que tenho propriedades malignas.

Portanto, eu interpreto todos os seus impactos positivos sobre mim como maus. Por outro lado, se eu me pareço com o Criador, sinto Seu impacto em mim como bom. Tudo depende do quanto eu me pareço com o Criador.

Assim, os nomes do Criador expressam o grau de minha realização espiritual, minha compatibilidade espiritual com o Criador. Quanto mais avanço e quanto mais ascendo ao Criador e me pareço mais e mais com Ele, falo Dele de uma forma mais positiva.

Podemos descrever isso como uma escala na qual há uma compatibilidade de 100% com o Criador (mais), uma incompatibilidade de 100% com o Criador (menos) e, no meio, está o estado neutro (zero). Dependendo de onde eu estou nesta escala, minhas propriedades são mais opostas ou mais semelhantes ao Criador.

Normalmente, nascemos e iniciamos nosso caminho em um estado neutro: um pouco para baixo, um pouco para cima, um pouco para baixo, um pouco para cima e assim por diante.

Pergunta: Então, você quer dizer que do “bom que faz o bem” eu posso ir para “o mal e o mais terrível”? Pode haver tal amplitude desde a percepção mais negativa do Criador até a percepção mais positiva?

Resposta: Essa é a única amplitude que pode haver. Antes de ascender ao nível de correção completa, estou no nível totalmente oposto. A vida é cheia de surpresas.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 24/02/19