Entre Esaú E Ismael

232.09“Do topo de Snir e Hermon está o Monte Sinai, do qual eles se aproximaram e se reuniram ao seu pé, como está escrito: “E eles pararam ao pé da montanha”. “Dos covis dos leões” são os filhos de Seir, a quem o Criador convidou para receber a Torá, mas eles não desejaram recebê-la. “Dos montes dos leopardos” são os filhos de Ismael, como está escrito: “O Senhor veio do Sinai e subiu de Seir até eles; Ele brilhou do monte Pharan e veio dos dez mil santos”, e Pharan são os filhos de Ismael.

O que é, “E Ele veio dos dez mil santos”? Quando o Criador desejou dar a Torá a Israel, os acampamentos dos anjos superiores vieram e disseram: “Ó Senhor, nosso Senhor, quão glorioso é o Teu nome em toda a terra, cuja majestade é ensaiada acima dos céus”. Eles pediram que a Torá fosse dada a eles e não a Israel. (O Livro do Zohar)

Às forças chamadas “Esaú” ou “Seir” são oferecidas a Torá – correção. Mas eles não querem se corrigir em uma pessoa porque são totalmente egoístas e não podem imaginar como podem se preencher sem serem egoístas: “Então por que eu vivo? Todo o meu desejo é viver feliz e confortável”.

E eles estão totalmente certos, porque não sentem nenhuma oportunidade em si mesmos de existir na forma em que a Torá os oferece – de se elevar acima de si mesmos. A pessoa sente isso em si mesma, em suas propriedades: “O que estou fazendo? Eu perco tudo”.

O próximo estado é “Ismael” da palavra “Ishma El“, “ouvido pelo Criador”. O que Ismael disse? “Eu também não posso aceitar a Torá como um meio de correção. Afinal, ela oferece usar a mim mesmo acima do meu desejo de ser realizado. Não sou de forma alguma capaz disso”.

Acontece que acima dessas duas propriedades básicas e fundamentais no homem, não somos de forma alguma capazes de nos elevar à propriedade espiritual na qual a força superior, o Criador, está localizada. Como podemos ainda lidar com esse problema para elevar uma pessoa ao nível do Criador?

Para isso, o Criador manifesta a terceira propriedade dessas duas propriedades. Ela surge gradualmente de dentro da pessoa e é chamada de “Israel”, dirigido diretamente ao Criador. Essa propriedade, que se manifesta entre as forças de Esau (Seir) e Ismael, pode elevar-se acima deles com a ajuda da força superior e se tornar igual ao Criador.

Israel não é a propriedade da direita (Ismael) e nem da esquerda (Seir), mas o meio entre elas. Quando ela surge e se conecta com o Criador, ela começa a puxar e elevar as forças da direita e da esquerda de seu estado.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 9