Cabalá E Sufismo: Ramos De Um Único Ensinamento

627.2Pergunta: Você estaria interessado em alguém contribuindo para o renascimento do Sufismo? Isso também é Cabalá, mas islâmico. Ao mesmo tempo, é mais compreensível porque se destina a uma massa maior de pessoas.

Se o sufismo renasce de alguma forma, essas duas correntes poderiam existir simultaneamente sem criar um conflito?

Resposta: Primeiro, o Sufismo e a Cabalá nunca se contradirão. Não pode haver nenhum conflito entre eles.

Em segundo lugar, tanto o Sufismo quanto a Cabalá foram condenados ao ostracismo porque ambos os ensinamentos são odiados por líderes religiosos tanto do Islã quanto do Judaísmo.

Terceiro, ainda não pode haver conexão entre o Sufismo e a Cabalá porque eles precisam de um avivamento. Devemos dar vida a ambos. O Sufismo está no exílio.

Conheci Sufis no exterior: na Holanda, na Inglaterra, na América. Eles foram obrigados a fugir do Irã e do Iraque. Mas eles eram homens maduros ou velhos. Eu não acho que eles estejam mais conosco. E eles praticamente não tinham alunos.

Mas eu realmente espero que assim como a Cabalá está renascendo no Judaísmo, o Sufismo renasça no Islã e se espalhe pelo mundo. Aqueles que estão interessados ​​no Sufismo começarão a praticá-lo. Aqueles que estão interessados ​​na Cabalá irão praticá-la. Não importa! O principal é que o homem trabalhe consigo mesmo e se aprimore.

De forma prática, tanto o Sufismo quanto a Cabalá ensinam a mesma coisa. O Sufismo, como a Cabalá, originou-se de Abraão. Mas ele passou o Sufismo como um ensinamento espiritual para seu filho mais velho, Ismael, e a Cabalá para seu segundo filho, Isaque. Mas, na verdade, essas são técnicas relacionadas.

Não há contradições entre eles. O principal é desenvolvê-los e divulgá-los.

No entanto, eu não recomendaria misturá-los. Deixe-os crescer. E mais tarde você começará a pensar e a entender se é apropriado que eles sejam mesclados e como.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 09/12/18